Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

UE preocupada com tensões no Senegal e lamenta violência que fez 9 mortos

A União Europeia (UE) mostrou-se hoje preocupada com o aumento das tensões políticas e sociais no Senegal nos últimos dias e lamentou a morte de pelo menos nove pessoas em resultado da violência registada desde quinta-feira.

UE preocupada com tensões no Senegal e lamenta violência que fez 9 mortos
Notícias ao Minuto

18:32 - 02/06/23 por Lusa

Mundo Senegal

Através de uma declaração, a porta-voz da UE considerou "vital que os fundamentos da longa tradição senegalesa de democracia, Estado de direito e respeito pelos direitos e liberdades sejam preservados por todos".

"A UE confia na força da democracia senegalesa e nas forças políticas que a impulsionam para preparar as eleições de forma inclusiva e pacífica", adiantou.

Os protestos começaram na quinta-feira na maioria dos bairros de Dacar e das principais cidades do país, após o anúncio de uma condenação a dois anos de prisão por aliciamento de menores contra o líder da oposição Ousmane Sonko.

Sonko foi acusado no início de 2021 por uma jovem massagista, Adji Sarr, de "violações repetidas" e "ameaças de morte", acusações de que foi absolvido pelo tribunal.

O opositor e os seus apoiantes denunciaram a "instrumentalização" da justiça por Macky Sall (Presidente do país desde 2012 e reeleito em 2019) para o impedir de concorrer às eleições presidenciais previstas para fevereiro de 2024.

Conhecido pelo seu discurso "antissistema", o líder da oposição critica a má governação, a corrupção e o neocolonialismo francês, encontrando muitos seguidores entre a juventude senegalesa.

Leia Também: Amnistia Internacional condena violência policial no Senegal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório