Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Colisão entre comboios na Índia faz pelo menos 120 mortos e 850 feridos

Incidente ocorreu no estado de Odisha. Pode ver na fotogaleria acima algumas das imagens captadas no local do acidente.

Notícias ao Minuto

17:34 - 02/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Índia

Pelo menos 120 pessoas morreram e 850 ficaram feridas em Odisha, na Índia, numa colisão entre um comboio de passageiros e outro de mercadorias, cujas carruagens, ao soltarem-se com o embate, foram abalroadas por outro comboio. O número de mortos e feridos tem vindo a subir ao longo das últimas horas, uma vez que as operação de resgate continuavam em curso.

Sudhanshu Sarangi, diretor-geral do corpo de bombeiros em Odisha, confirmou à Reuters que há pelo menos 120 mortos, mas admitiu que este número "pode subir" à medida que as equipas de resgate continuam as buscas.

Por sua vez,  o secretário-chefe do estado, Pradeep Jena, disse no Twitter que cerca de 850 pessoas foram levadas para hospitais locais com ferimentos.

O acidente, de acordo com o relato das agências internacionais de notícias, ocorreu às 19h30 locais (13h50 em Lisboa), perto de uma estação na localidade de Bahanaga, a 1.600 quilómetros a nordeste da capital Nova Deli. É já considerado um dos piores acidentes ferroviários da Índia em anos.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, também já havia reagido ao acidente no Twitter. "Angustiado com o acidente de comboio em Odisha. Nesta hora de dor, os meus pensamentos estão com as famílias enlutadas. Que os feridos se recuperem logo", escreveu numa publicação de Twitter, reforçando que "as operações de resgate estão em curso no local do acidente e toda a assistência possível está a ser prestada aos afetados".

As imagens do rescaldo do acidente, transmitidas pela televisão indiana NDTV, mostravam umas 15 carruagens viradas ao contrário, com várias pessoas no topo a tentar retirar os passageiros que ainda estavam presos no interior.

O porta-voz da Indian Railways, Amitabh Sharma, explicou que o choque deu-se por volta das 19h00 locais, e que as carruagens que ficaram em sentido contrário foram depois abalroadas por um comboio de passageiros que seguia a alta velocidade.

Bombeiros, médicos, polícias e ambulâncias foram mobilizadas para o local.

A Índia tem a quarta maior rede ferroviária, a seguir aos Estados Unidos, Rússia e China, com cerca de 68 mil quilómetros, mais de 21 mil comboios e 7.349 estações, transportando diariamente 23 milhões de passageiros.

Os acidentes são comuns no país, e de acordo com os dados do Gabinete Nacional do Registo Criminal, em 2020 houve 13.018 acidentes, nos quais morreram 11.986 pessoas e outras 11.127 ficaram feridas, com as colisões a serem responsáveis por 70% dos sinistros.

Em agosto de 1995, dois comboios colidiram perto de Nova Deli, matando 358 pessoas, naquele que foi o pior acidente ferroviário da história da Índia, país onde a maioria destes acidentes é atribuída a erro humano ou a equipamento de sinalização obsoleto.

[Notícia atualizada às 22h33]

Leia Também: BRICS debatem nova ordem multipolar na África do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório