Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Por que razão os sul-coreanos acordaram um ou dois anos mais jovens?

Perguntar quantos anos alguém tem na Coreia do Sul nem sempre teve uma resposta linear. Agora, o método de contagem mudou.

Por que razão os sul-coreanos acordaram um ou dois anos mais jovens?
Notícias ao Minuto

16:24 - 02/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Coreia do Sul

A população sul-coreana acordou, na quinta-feira, um ou dois anos mais nova. Tudo graças à entrada em vigor do novo sistema de cálculo da idade, que adota o padrão internacional.

Até agora, naquele país, uma pessoa ficava automaticamente com um ano de idade quando nascia e, no primeiro dia de cada novo ano, ‘ganhava’ outro. Assim, uma criança nascida no dia 31 de dezembro teria dois anos no dia seguinte, a 1 de janeiro.

Há ainda um outro modo de contar a idade que mistura o sistema coreano e o sistema internacional, que é usado para determinar a idade legal para beber álcool no país. Nele, um bebé nasce com 0 anos, completando um ano no 1.º de janeiro seguinte.

O objetivo da nova lei, que foi aprovada em dezembro e entrou ontem em vigor, é "resolver a confusão social causada pelo uso de vários cálculos de idade e os efeitos colaterais resultantes", explicaram os deputados na altura. No entanto, a medida vale apenas para documentos oficiais. 

Com a nova reforma administrativa, a idade oficial de alguns cidadãos diminuiu um ano, enquanto outros ficaram com menos dois anos 'no papel'.

Leia Também: Lanternas de Lótus iluminam ruas em Seul para aniversário de Buda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório