Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Governo do Kosovo pede fim dos protestos e admite novas eleições locais

O primeiro-ministro do Kosovo, Albin Kurti, exigiu hoje o fim dos protestos dos cidadãos sérvios kosovares contra os autarcas albaneses como condição essencial para a realização de novas eleições em quatro municípios no norte do país.

Governo do Kosovo pede fim dos protestos e admite novas eleições locais
Notícias ao Minuto

12:54 - 02/06/23 por Lusa

Mundo Albin Kurti

"A retirada dos grupos violentos dos edifícios municipais e a aplicação do 'Acordo B' (Acordo de Bruxelas) é a via para o desanuviamento até à realização de novas eleições", disse o chefe do Governo do Kosovo através da rede social Twitter. 

Centenas de cidadãos sérvios, comunidade em maioria no norte do Kosovo, manifestam-se pelo quinto dia consecutivo frente às autarquias das cidades de Zvecan, Leposavic e Zubin Potoc onde se mantêm presentes as forças da NATO.

Os manifestantes exigem a saída dos autarcas que pertencem à maioria albanesa do Kosovo (minoritários no norte do país), assim como pedem a retirada dos elementos da polícia especial kosovar da região.

As tensões provocaram confrontos entre manifestantes e os soldados da NATO nos últimos dias.

Mais de 80 pessoas ficaram feridas, trinta das quais soldados da missão da Aliança Atlântica no Kosovo (KFOR). 

Na quinta-feira, a França e a Alemanha pediram a repetição "sem demora" das eleições municipais nas autarquias do norte do Kosovo (onde os cidadãos de origem sérvia são a maioria). 

Os atuais autarcas de origem albanesa foram eleitos em abril num processo boicotado pelos sérvios e apenas com uma participação de 03% dos eleitores inscritos. 

Os chefes de Estado da Sérvia, Aleksandar Vucic, e do Kosovo, Vjosa Osmani, comprometeram-se a analisar a proposta e a dar uma resposta na próxima semana. 

Osmani disse que o Kosovo está disposto a analisar a proposta franco-alemã acrescentando que a lei obriga os sérvios kosovares a solicitar a repetição do ato eleitoral. 

O Kosovo, antiga província sérvia habitada maioritariamente por albaneses, proclamou a independência em 2008 mas o país não é reconhecido por Belgrado. 

Os dois país negociam atualmente a normalização de relações sob os auspícios da União Europeia e dos Estados Unidos. 

Leia Também: Governo do Kosovo não quer dar ouvidos a protestos, diz NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório