Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Ucrânia. Reino Unido preocupado com redução de reservas de armamento

O ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, alertou hoje que a comunidade internacional "está a ficar sem armas" para enviar para a Ucrânia se defender da invasão russa.

Ucrânia. Reino Unido preocupado com redução de reservas de armamento
Notícias ao Minuto

12:46 - 02/06/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

Wallace afirmou que os aliados da Ucrânia foram forçados a "comprar mais armas para Kyiv porque não têm armas suficientes armazenadas internamente". 

"Vimos a realidade e estamos a ficar sem armas", afirmou numa entrevista ao jornal norte-americano The Wall Street Journal.

Mesmo assim, garante que a comunidade internacional "espera fornecer armas e fundos à Ucrânia sem necessidade de pressionar as autoridades ucranianas a iniciarem negociações com a Rússia".

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou que os países da NATO "têm de aumentar a produção de armas à medida que os fornecimentos se esgotam devido às entregas feitas" a Kyiv.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, mergulhando a Europa naquela que é considerada a pior crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Além do fornecimento de armas, os aliados ocidentais de Kyiv têm decretado sucessivos pacotes de sanções contra a Rússia para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.

Leia Também: AO MINUTO: Paz "vai ser difícil"; Guerra de Putin? "Fracasso estratégico"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório