Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

África do Sul avalia legalidade de mandado de prisão contra Putin

A África do Sul continua a avaliar a legalidade da aplicação do mandado de prisão contra o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou hoje a chefe da diplomacia sul-africana.

África do Sul avalia legalidade de mandado de prisão contra Putin
Notícias ao Minuto

18:25 - 01/06/23 por Lusa

Mundo BRICS

"O governo está atualmente a analisar as opções legais relativamente a esse assunto, e indiquei que é algo sobre o qual o Presidente seria a melhor pessoa para falar, assim que chegarem a uma conclusão", referiu a ministra Naledi Pandor.

A chefe da diplomacia sul-africana, que falava à margem de uma reunião de dois dias na Cidade do Cabo com os seus homólogos do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), salientou que na qualidade de signatária do Estatuto de Roma, Pretória enfrenta o dilema de cumprir o mandado de prisão emitido recentemente contra o Presidente Putin pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

Pandor reiterou à imprensa local a posição de "não-alinhado" do governo sul-africano na guerra na Ucrânia.

No mês passado, o embaixador dos Estados Unidos da América na África do Sul, Reuben Brigety, questionou o posicionamento do governo do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), antigo aliado da Rússia e da China, acusando Pretória de fornecer armas e munições à Rússia.

Segundo a imprensa sul-africana, Pandor salientou que todos os chefes de Estado do BRICS foram convidados a participar na cimeira de agosto, na África do Sul, incluindo Putin.

Leia Também: "Não há absolutamente nenhuma dúvida" de que Rússia vencerá guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório