Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Irão executou desde janeiro 307 condenados à morte, segundo ONG

O Irão executou só este ano mais de 300 pessoas condenadas à morte, sobretudo em maio, atingindo recordes de mortes por enforcamento só comparáveis aos números de 2015, alertou hoje a Iran Human Rights (IHR).

Irão executou desde janeiro 307 condenados à morte, segundo ONG
Notícias ao Minuto

13:12 - 01/06/23 por Lusa

Mundo Irão

Segundo a organização de defesa dos direitos humanos, com sede na Noruega, desde 01 de janeiro deste ano, o Irão executou 307 pessoas, número 75 por cento superior ao registado nos primeiros cinco meses de 2022. Só em maio, foram executadas 142 pessoas, o que dá uma média de quatro por dia.

O Irão é o segundo país do mundo com o maior número de execuções anuais, a seguir à China, segundo organizações de defesa dos direitos humanos, incluindo a Amnistia Internacional (AI), que condenam os procedimentos opacos e o facto de as confissões serem frequentemente extraídas, nomeadamente através de tortura.

Várias organizações não-governamentais afirmam que se registou um aumento do número de enforcamentos relacionados com casos de narcóticos e de homicídio, sendo as minorias étnicas desproporcionadamente visadas.

"A intensificação das execuções arbitrárias por parte da República Islâmica tem por objetivo espalhar o medo na sociedade, a fim de evitar protestos e de prolongar o regime", afirmou Mahmood Amiry-Moghaddam, diretor do IHR.

"Se a comunidade internacional não reagir com mais firmeza à atual onda de execuções, centenas de outras pessoas serão vítimas da sua máquina de matar nos próximos meses", acrescentou.

Segundo a IHR, 59% dos enforcados este ano, ou seja, cerca de 180 pessoas, foram executados por motivos relacionados com o tráfico ou consumo de droga. 

Mais de 20% das pessoas executadas em maio, ou seja, cerca de 30 condenados, pertenciam à minoria Baluchi, predominantemente sunita e concentrada no sudeste do país.

Leia Também: Líder supremo do Irão abre portas à normalização das relações com Egito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório