Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Rússia acusa Ocidente de empurrar a Moldova para a guerra

Alexander Bortnikov, diretor do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) disse que a cimeira da Comunidade Política Europeia que decorre hoje na Moldova demonstra o interesse internacional em empurrar o Governo de Chisinau para a guerra.

Rússia acusa Ocidente de empurrar a Moldova para a guerra
Notícias ao Minuto

12:36 - 01/06/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Para Bortnikov, uma das principais vozes entre os serviços de informações russos, "a Ucrânia é apenas uma ponte para a 'passagem' da guerra para a Rússia".

"O 'Ocidente' está a empurrar a Moldova para (que o país) participe no conflito ucraniano", disse Bortnikov, citado pela agência TASS. 

A Moldova acolhe hoje a segunda cimeira da Comunidade Política Europeia, a plataforma de cooperação para a segurança e estabilidade da Europa, com líderes da União Europeia (UE) e de outros países.

A segunda cimeira da Comunidade Política Europeia junta cerca de 50 dirigentes de todo o continente europeu no Castelo Mimi em Bulboaca, a 35 quilómetros da capital da Moldova, Chisinau, e a 20 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.

Historicamente, a influência da Rússia é um assunto político na Moldova pela presença militar que mantém na região separatista da Transnístria.

Bortnikov acrescentou que o Ocidente está a incitar as autoridades de Chisinau a levar a cabo "uma limpeza violenta" da região separatista onde a Rússia mantém tropas desde a década de 90.

Leia Também: AO MINUTO: Guerra só acaba com vitória de Kyiv; Abrigos fechados?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório