Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Magar é o 1.º duplo amputado acima do joelho a chegar ao cume do Evereste

O homem, de 43 anos, perdeu os membros inferiores na sequência de uma explosão no Afeganistão. Confessou que "foi mais difícil" do que imaginava e que sem o apoio da família não o tinha conseguido.

Magar é o 1.º duplo amputado acima do joelho a chegar ao cume do Evereste
Notícias ao Minuto

12:23 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Evereste

Hari Budha Magar fez a história ao tornar-se o primeiro duplo amputado acima do joelho a escalar o Monte Evereste, a montanha com maior altitude do mundo, com 8.849 metros.

Segundo o que conta na sua página de Instagram, a situação aconteceu a 19 de maio, “13 anos depois de perder as pernas no Afeganistão”. Magar sublinha ainda que a situação dá provas de como “a deficiência não é uma barreira” para subir à montanha em questão.

Na publicação partilhada na sua página, o homem, de 43 anos, confessou que “foi duro” e também “mais difícil “do que imaginou”.

“Tínhamos de continuar e aguentar até ao topo, não importava quando doesse ou quanto tempo levasse. Se eu posso escalar até ao topo do mundo então qualquer pessoa, independentemente das suas incapacidades, pode alcançar os seus sonhos”, terá dito numa chamada telefónica após atingir o cume, transcrita na publicação.

O homem reforçou ainda que “tudo é possível” apesar de todos os desafios e dificuldades que possam surgir.

“Quando as coisas ficaram difíceis foi pensar na minha família e em todos aqueles que me ajudaram que me fez continuar até ao fim. Sem o apoio deles isto não tinha sido possível”.

Magar ficou teve de ser amputado acima do joelho nas duas pernas após ter ficado ferido na sequência de uma explosão, no Afeganistão, em 2010, quando se encontrava em missão na Brigada Gurkha, uma unidade de soldados nepaleses do exército britânico.

Apesar de Magar ser o primeiro duplo amputado acima do joelho a chegar ao cume, já duas pessoas que também foram amputadas – estas abaixo do joelho –, o conseguiram. O primeiro foi o neozelandês Mark Inglis , em 2006, e o chinês Xia Biyu, em 2018.

Leia Também: "Compre agora, pague quando morrer". Pizzaria faz proposta incomum

Recomendados para si

;
Campo obrigatório