Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

China e EUA de costas voltadas no principal fórum asiático sobre segurança

O mais importante fórum sobre segurança na Ásia arranca na sexta-feira, marcado pela ausência de diálogo entre China e Estados Unidos, numa altura em que a tensão entre as duas potências suscita preocupações na região.

China e EUA de costas voltadas no principal fórum asiático sobre segurança
Notícias ao Minuto

11:34 - 01/06/23 por Lusa

Mundo Ásia

Iniciado em 2002 pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), que tem sede em Londres, o Diálogo de Shangri-La reúne todos os anos líderes políticos, militares e especialistas em segurança da região Ásia - Pacífico. O fórum decorre este ano entre os dias 02 e 04 de junho, em Singapura, sede desde a sua fundação.

O 'prato forte' do evento é tradicionalmente o encontro entre altas patentes militares da China e dos EUA, visando procurar respostas para a principal preocupação na região: a possibilidade de um conflito em larga escala entre as duas maiores forças armadas do mundo, motivado pelas reivindicações territoriais de Pequim sobre Taiwan ou a quase totalidade do Mar do Sul da China.

Pequim descartou já essa possibilidade para este ano: segundo um comunicado difundido esta semana pelo Pentágono, a China rejeitou uma proposta dos Estados Unidos para organizar uma reunião entre o secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, e o seu homólogo chinês, Li Shangfu.

O ministério da Defesa da China disse mais tarde que os obstáculos à comunicação entre os dois exércitos "são da total responsabilidade" dos EUA.

Num comunicado separado, a embaixada da China nos EUA questionou a sinceridade e o significado do convite, apontando para as sanções impostas pelos EUA a autoridades, instituições e empresas chinesas. Em causa estão as sanções impostas por Washington a Li Shangfu, por ter supervisionado a transferência de armamento oriundo da Rússia.

Ilustrando as dificuldades em apaziguar as tensões, um caça chinês realizou na semana passada manobras de interceção de um avião de vigilância norte-americano, consideradas "desnecessárias e agressivas" pelo Pentágono.

Nos vídeos difundidos pelo Comando para o Indo-Pacífico dos Estados Unidos, o piloto chinês é visto a posicionar-se bem à frente do avião norte-americano, que foi forçado a voar através da turbulência provocada pelo caça chinês, um J-16.

Os Estados Unidos defendem as suas ações no Pacífico e no Mar do Sul da China como "operações de liberdade de navegação", realizadas de acordo com o direito internacional.

A China afirma que as manobras norte-americanas violam a sua soberania e comprometem a paz e a estabilidade na região.

Os dois países também têm subido de tom na questão de Taiwan, que a China reivindica como uma província sua. Washington intensificou a venda de armamento e o intercâmbio com as autoridades da ilha. Em retaliação, o Exército de Libertação Popular passou a enviar navios e aviões de guerra com frequência quase diária para perto do território.

A presença de Li Shangfu é, ainda assim, vista por analistas como um sinal de boa vontade de Pequim, face aos comentários recentes do Presidente dos EUA, Joe Biden, que disse esperar uma melhoria nas relações com a China em breve.

Pequim nem sempre enviou ministros da Defesa para o Diálogo de Shangri-La e procurou, no passado, minimizar a importância do evento -- visto como uma plataforma dominada por Washington e pelos seus aliados --, enviando sobretudo oficiais de baixo escalão do Exército de Libertação Popular.

Essa abordagem mudou em 2011, quando enviou uma delegação de alto nível liderada pelo então ministro da Defesa, o general Liang Guanglie.

Analistas prevêem ainda que a delegação chinesa vai usar o fórum este ano para explicar a posição da China sobre a guerra na Ucrânia, à medida que a proximidade entre Pequim e Moscovo é alvo de crescente escrutínio.

Leia Também: China critica cooperação militar entre Japão e EUA, que acusa de coação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório