Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Charles Michel destaca "símbolo poderoso" de cimeira com 45 líderes

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, considerou hoje que a participação de 45 países europeus e líderes da União Europeia (UE) na cimeira da Comunidade Política Europeia, na Moldova, envia um "símbolo poderoso" de "vontade política comum".

Charles Michel destaca "símbolo poderoso" de cimeira com 45 líderes
Notícias ao Minuto

10:56 - 01/06/23 por Lusa

Mundo presidente do Conselho Europeu

"Somos 45 países representados aqui na Moldova e este é um símbolo poderoso. Temos uma vontade política comum de coordenar e cooperar no domínio da segurança e das infraestruturas energéticas", declarou Charles Michel na chegada à cimeira da Comunidade Política Europeia, que decorre na cidade de Bulboaca e perto da fronteira ucraniana.

Serão, por isso, debatidos "interesses comuns muito importantes", acrescentou.

Charles Michel mencionou ainda a reunião à margem da cimeira entre o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, com os responsáveis da Arménia e do Azerbaijão, dadas as tensões na fronteira entre os dois países, num conflito que dura há mais de 30 anos.

"Já fizemos alguns progressos e espero que esta seja uma excelente ocasião para confirmar uma vontade política comum de normalizar as relações entre os dois países", adiantou o presidente do Conselho Europeu.

Também falando à chegada à cimeira, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, indicou que o evento visa "manifestar apoio à Moldova, à Ucrânia e à comunidade europeia em geral".

"Temos desafios comuns em matéria de segurança, energia e conectividade, que só podemos enfrentar através de uma ação comum", sublinhou, falando ainda numa "demonstração de apoio e de compromisso" relativamente à Moldova, que obteve o estatuto de país candidato em junho de 2022.

A Moldova acolhe hoje a segunda cimeira da Comunidade Política Europeia, a plataforma de cooperação para a segurança e estabilidade da Europa, com líderes da União Europeia (UE) e de outros países, agora focada na paz e energia.

A segunda cimeira da Comunidade Política Europeia junta cerca de 50 dirigentes de todo o continente europeu no Castelo Mimi em Bulboaca, a 35 quilómetros da capital da Moldova, Chisinau, e perto de 20 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.

Portugal está representado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Criada em 2022 com base na visão do Presidente francês, Emmanuel Macron, divulgada num discurso no Dia da Europa em maio do ano passado, a Comunidade Política Europeia é uma plataforma de diálogo político e cooperação para questões de interesse comum e reforço da segurança, da estabilidade e da prosperidade do continente europeu, não substituindo contudo qualquer organização, estrutura ou processo existente.

Leia Também: Moldova acolhe hoje cimeira da Comunidade Política Europeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório