Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

"Trabalho honesto". Morreu David Brandt, o agricultor que era um meme

David Brandt tinha 76 anos. Morreu na sequência de um acidente, no estado norte-americano de Illinois. Quem era este homem e como se tornou um dos mais famosos memes nas redes sociais?

"Trabalho honesto". Morreu David Brandt, o agricultor que era um meme
Notícias ao Minuto

09:29 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Memes

David Brandt, aquele que se tornou o agricultor mais famoso do mundo – ou, pelo menos, da internet – morreu, na semana passada, na sequência de um acidente em Urbana, no estado norte-americano de Illinois.

O acidente aconteceu a 18 de maio, mas Brandt, de 76 anos, acabou por morrer no domingo seguinte.

Quem era este agricultor?

Antes de ser conhecido e transformar-se num ‘meme’, Brandt já não era completamente desconhecido do público, dado que andava por vários locais nos Estados Unidos, onde falava sobre técnicas de agricultura sustentável e e o bem-estar dos solos – nomeadamente, sobre o plantio direto, uma técnica que tem como objetivo diminuir o impacto da agricultura e das máquinas, como tratores, no mesmo. Esta é uma técnica cuja utilização tem vindo a aumentar nos últimos anos, dada também a maior preocupação que a nível global se tem tido em relação à sustentabilidade. 

Como se tornou um ‘meme?

Foi durante um evento que decorria na sua quinta, em Carroll, no Ohio, que se ‘abriram’ as portas para as redes sociais, onde a sua a morte foi, agora, muito lamentada. Durante a conferência, Brandt referiu-se ao que fazia da seguinte forma: “Não é muito, mas é trabalho honesto”. 

A frase, proferida em 2012, tornou-se um símbolo dos valores tradicionais e da ética no trabalho, transformando-se, mais tarde, num ‘meme’ – ilustrado por uma fotografia dele com um campo atrás.

O que dizia ele sobre ser uma sensação na internet?

O homem gostava do ‘meme’, de acordo com o que a família disse à Associated Press, mas o momento em que descobriu que era um, foi um tanto ou quanto insólito.

De acordo com os familiares, Brandt deparou-se pela primeira vez com a imagem quando foi ao banco e um dos funcionários lhe mostrou a imagem no telemóvel.

As reações

As redes sociais reagiram à morte deste homem lamentando a sua partida, e sublinhando o seu valor e ética. Entre os milhares de tweets, há uma ilustração que 'brinca' mesmo com a frase que o deixou mais conhecido. Nela, aparece uma imagem da morte a dizer-lhe que "é tempo de partir". "Mas não fiz muito", responde o homem, numa referência à sua  frase, rematando: "Foi trabalho honesto".

Leia Também: IA mostra-lhe como são os memes mais populares por detrás das câmaras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório