Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Ban Ki-moon pede a PR timorense para exercer pressão sobre Myanmar

O ex-secretário-geral da ONU Ban Ki-moon apelou hoje ao Presidente timorense para que exerça pressão, diretamente e através da ASEAN, junto do regime de Myanmar para que aceite a implementação de uma proposta regional de paz.

Ban Ki-moon pede a PR timorense para exercer pressão sobre Myanmar
Notícias ao Minuto

09:32 - 01/06/23 por Lusa

Mundo ONU

"Espero que a ASEAN possa fazer uma pressão muito mais forte. As pessoas continuam a sofrer bastante. E peço-lhe, senhor Presidente, que tente também fazer pressão através da ASEAN", disse Ban Ki-moon a José Ramos-Horta.

O pedido foi feito num curto encontro de Ban Ki-moon com José Ramos-Horta à margem da abertura da 18.ª edição do Fórum de Jeju para a Paz e a Prosperidade, em cuja abertura os dois líderes participaram hoje.

"É uma missão muito difícil para a ASEAN, e sei que se sente frustração em vários países com este assunto", notou Ramos-Horta que, depois da reunião, disse considerar difícil uma intervenção direta sua diretamente com os militares de Myanmar.

Ban Ki-moon congratulou Timor-Leste por ter conseguido o estatuto de observador na Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e pela aprovação do roteiro para a sua adesão plena à organização regional, considerando que o país "deveria ter sido admitido há mais tempo".

Recordando a posição "íntegra e respeitada" que a ASEAN tem tido no palco internacional, Ban Ki-moon lamentou que hoje não tenha conseguido lidar com o problema de Myanmar, apesar de um proposto acordo de paz.

Na última cimeira da ASEAN, em Labuan Bajo, na Indonésia, a questão de Myanmar acabou por dominar a agenda, com o Presidente indonésio, Joko Widodo, a reconhecer não se terem registado progressos para acabar com o conflito no Myanmar.

Em particular, o chefe de Estado indonésio referia-se a um plano de paz de cinco pontos preparado em 2021 pelos 10 Estados-membros da ASEAN e a junta militar de Myanmar, que pedia o fim imediato da violência e o diálogo entre as partes em conflito, com mediação de um enviado da ASEAN.

A junta militar rejeitou tomar medidas para cumprir esse acordo, levando a ASEAN a excluir a liderança militar de participar em encontros da organização.

"A situação causa alguma vergonha e embaraço para a integridade da ASEAN. Os membros da ASEAN são defensores da paz e Myanmar é agora a única exceção com uma ditadura militar ainda pior que no passado", disse Ban Ki-moon que visitou recentemente o país.

Nessa visita, o ex-secretário-geral da ONU reuniu-se com o principal líder militar, o general Min Aung Hlaing, a quem apelou para "observarem e implementarem o consenso sobre os cinco pontos", que considera "a única forma de resolver o problema".

Ainda que esse acordo de paz tenha sido feito com a presença do Myanmar, os generais rejeitaram a Ban Ki-moon terem sido consultados.

Ban Ki-Moon disse não acreditar nessa versão dos militares de Myanmar e explicou ter-lhes solicitado a libertação de Aung Sun Suu Kyi, condenada a 33 anos de prisão (já tem 77 anos) ou, pelo menos, à sua transferência para prisão domiciliar.

"Há mais de 2.000 pessoas detidas e a ASEAN deve reforçar a sua pressão. O país está totalmente isolado. Durante a visita não vi pessoas nas ruas e na viagem de 35 minutos de carro entre o aeroporto e o centro da capital contei apenas 22 carros", disse Ban Ki-Moon.

"Mas temos que continuar engajados, a exercer pressão. Eu estou disponível para apoiar nisso", considerou.

No encontro José Ramos-Horta explicou que os líderes militares estão "a sentir cada vez mais pressão militar" por parte da resistência armada no Myanmar, conseguindo controlar apenas 30% do território e evidenciando sinais de mal estar no exército.

"A resistência, no passado, era essencialmente formada por grupos étnicos, mas agora é em todo o país, com cada vez mais pessoas a juntar-se. E os militares estão a perder pessoas", afirmou.

"O maior risco é agora o da fragmentação do país", notou José Ramos-Horta que acompanha há longas décadas a situação naquele país.

Leia Também: ONU acusa Myanmar de usar armas compradas à Rússia e China para crimes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório