Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Zelensky chega à Moldova para cimeira da Comunidade Política Europeia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou hoje pelas 09h30 (menos duas horas em Lisboa) à segunda cimeira da Comunidade Política Europeia, na Moldova, na qual participam cerca de 50 líderes europeus para discutir questões de segurança e energia.

Notícias ao Minuto

08:27 - 01/06/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

Convidado de honra, Volodymyr Zelensky era uma presença esperada, mas sem confirmação até ao último momento, e foi o primeiro a chegar à cimeira da Comunidade Política Europeia, logo após a anfitriã, a Presidente moldava, Maia Sandu.

Fontes europeias indicaram que, por seu lado, o Presidente turco, Recep Erdogan, que constava de uma lista de participantes, não irá participar neste evento.

A Moldova acolhe hoje a segunda cimeira da Comunidade Política Europeia, a plataforma de cooperação para a segurança e estabilidade da Europa, com líderes da União Europeia (UE) e de outros países, agora focada na paz e energia.

A segunda cimeira da Comunidade Política Europeia juntará dirigentes de todo o continente europeu no Castelo Mimi em Bulboaca, a 35 quilómetros da capital da Moldova, Chisinau, e a perto de 20 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.

Na antevisão do encontro, fontes comunitárias falaram numa "importante mensagem" para Moscovo, de cooperação europeia, mesmo às portas da Rússia, em discussões sobre paz e de segurança nomeadamente pela guerra da Ucrânia, interconexões na Europa e resiliência energética face a fornecedores como russos, sendo que grande parte do encontro é dedicada a debates bilaterais e trilaterais.

Além dos 27 Estados-membros da União Europeia, participam nesta cimeira os seis países dos Balcãs Ocidentais (Albânia, Macedónia do Norte, Kosovo, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro), os países do trio que pediu recentemente a adesão à UE (Geórgia, Moldávia, Ucrânia), os quatro países da Associação Europeia do Comércio Livre (Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein), o Reino Unido, a Arménia, o Azerbaijão, Andorra, o Mónaco e a Macedónia do Norte.

Portugal está representado na ocasião pelo chefe de Governo, António Costa.

Além disso, participam o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

Criada em 2022 com base na visão do Presidente francês, Emmanuel Macron, divulgada num discurso no Dia da Europa em maio do ano passado, a Comunidade Política Europeia é uma plataforma de diálogo político e cooperação para questões de interesse comum e reforço da segurança, da estabilidade e da prosperidade do continente europeu, não substituindo contudo qualquer organização, estrutura ou processo existente.

Na primeira reunião da Comunidade Política Europeia, em outubro passado, dirigentes de 44 países europeus debateram questões de paz e segurança, em especial a guerra da Ucrânia causada pela invasão russa, e a crise energética.

Neste que é o maior evento político organizado pelo país, a Moldova acolhe a segunda cimeira, que é também a primeira organizada por um país não pertencente à UE.

As próximas reuniões da Comunidade Política Europeia terão lugar em Espanha e no Reino Unido dada a base rotativa, com o anfitrião a alternar semestralmente entre um Estado-membro da UE e um país terceiro.

Leia Também: AO MINUTO: Mais um ataque em Kyiv; Opositores russos ganham força?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório