Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Comissão do Congresso do Brasil repudia visita de Maduro ao país

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados do Brasil aprovou hoje uma moção de repúdio à visita do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro ao país na segunda-feira.

Comissão do Congresso do Brasil repudia visita de Maduro ao país
Notícias ao Minuto

23:51 - 31/05/23 por Lusa

Mundo Brasil

A moção foi aprovada por 21 deputados, contra 11 que a rejeitaram e dois que se abstiveram.

Antes da votação, o membros da comissão ouviram, por videoconferência, o ex-presidente interino da Venezuela e líder da oposição, Juan Guaidó.

Os deputados da oposição Marcel van Hattem (Partido Novo) e Eduardo Bolsonaro (Partido Liberal), que propuseram a moção, aproveitaram a videoconferência com Guiadó para convidá-lo a visitar o Brasil e ser recebido no Congresso como "um líder da oposição a uma ditadura".

"Vamos encontrar-nos em breve no Brasil onde pretendo levar a voz de milhões de venezuelanos que se opõem democraticamente a uma trágica ditadura. Ficou claro para nós qual foi o lado do Presidente Lula, mas também ficou claro para nós qual foi o lado do Congresso brasileiro", respondeu Guaidó.

Durante a conferência de imprensa, na segunda-feira, Lula da Silva, ao lado de Maduro, criticou a Europa por ter reconhecido Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

"Achava a coisa mais absurda do mundo que pessoas que defendem a democracia negassem que era presidente da Venezuela tendo sido eleito pelo povo, e o cidadão que foi eleito para ser deputado fosse reconhecido como presidente da Venezuela", disse Lula da Silva.

"Para os europeus, eu estava dizendo que não entendia como um continente que exercia a democracia de forma tão plena como a Europa pudesse apoiar a ideia de que o impostor fosse o presidente", ressaltou Lula da Silva, referindo-se a Guaidó.

A decisão do Presidente brasileiro, Lula da Silva, de receber Maduro com honras de chefe de Estado e de atribuir as alegações de violações dos direitos humanos e da democracia na Venezuela a uma "construção narrativa" foi criticada pela oposição, mas também por líderes pró-governamentais.

Foi também criticada por alguns dos participantes na cimeira de presidentes sul-americanos convocada por Lula da Silva na terça-feira em Brasília, como o presidente do Chile, Gabriel Boric, e o Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, para além de organizações não-governamentais como a Human Rights Watch (HRW).

"Depois de encontrar Nicolás Maduro essa semana, o Presidente Lula da Silva deu a entender que a democracia está a prosperar na Venezuela e chamou o enfraquecimento das instituições democráticas no país de uma narrativa construída", criticou a organização, em comunicado.

Para o deputado liberal Van Hattem, principal patrocinador da moção de repúdio, Lula da Silva enviou uma mensagem ao mundo de que o Governo brasileiro foi complacente com o "regime ditatorial, corrupto e opressor" de Maduro.

O presidente da comissão parlamentar, Paulo Alexandre Barbosa, aproveitou a sessão para citar os crimes pelos quais o presidente venezuelano responde perante o Conselho de Direitos Humanos da ONU e o Tribunal Penal Internacional.

"Nicolás Maduro, violador de direitos humanos, genocida, narcotraficante, não és bem-vindo no Brasil", disse o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Leia Também: Nicolás Maduro aumentou os subsídios de alimentação e de guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório