Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Montanhista alemão encontrado morto a 8.400 metros nos Himalaias

Stitzinger era um experiente montanhista, muito habituado a escalar as maiores montanhas do planeta, especialmente nos Himalaias.

Montanhista alemão encontrado morto a 8.400 metros nos Himalaias
Notícias ao Minuto

23:56 - 31/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Himalaias

Um montanhista e snowboard alemão foi encontrado morto perto do pico do Monte Kanchenjunga, o terceiro ponto mais alto do planeta, e localizado nos Himalaias, depois de cinco dias desaparecido no meio da montanha.

Luis Stitzinger, de 54 anos, era considerado um dos melhores montanhistas extremos do mundo, escalando vários picos com mais de 8.000 metros de altitude, tendo subido noutra ocasião o Kanchenjunga sem botija de oxigénio e sem um guia local.

O seu corpo foi encontrado a cerca de 8.400 metros por uma excursão de guias, avançou o Himalayan Times, citado pelo The Guardian.

Stitzinger iniciou a sua tentativa de chegar ao cume na quarta-feira passada, por volta das 18 horas, partindo de um acampamento localizado a 7.600 metros. No dia seguinte, pelas 17 horas, atingiu o pico do monte, mas deixou de comunicar pelo rádio a partir das 21 horas. O montanhista devia ter voltado ao campo com recurso a skis, mas tal não aconteceu e, devido às condições meteorológicas extremas, o grupo de resgate só conseguiu partir quatro dias depois.

O alemão tinha uma longa experiência com montanhismo em extremas condições e a grandes altitudes, e tinha como hábito terminar as suas expedições andando de ski por encostas íngremes.

Também a sua mulher, Alix von Melle, está habituada às elevadas altitudes, liderando uma lista de montanhistas mulheres que escalaram mais montanhas superiores a 8.000 metros.

Leia Também: Evereste. Alterações climáticas responsáveis por número recorde de mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório