Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Polónia recupera quadro saqueado pelos nazis e descoberto no Japão

A obra remonta ao século XVI e é uma das pinturas mais valiosas que foram roubadas pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

Polónia recupera quadro saqueado pelos nazis e descoberto no Japão
Notícias ao Minuto

23:03 - 31/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Polónia

Uma obra de arte do pintor Alessandro Turchi foi, esta quarta-feira, devolvida à Polónia, mais de 80 anos depois de obras como esta terem sido saqueadas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. O quadro foi encontrado no Japão.

O quadro, denominado 'Madonna with Child', remonta ao século XVI e foi uma das centenas de milhares de obras roubados pelos nazis durante a ocupação da Europa, com o ministro nazi Joseph Goebbels a promover o roubo de alguns dos quadros e esculturas mais importantes do mundo da arte, desde França à Rússia.

A Polónia tem feito um grande esforço diplomático em recuperar todas as obras que estavam no país antes da invasão da Alemanha, em 1939, e nos últimos anos já repatriou cerca de 600 peças artísticas. Segundo a Associated Press, existem mais de 66 mil obras culturais que continuam perdidas após a Segunda Guerra Mundial.

O quadro foi entregue numa cerimónia na embaixada polaca em Tóquio, esta quarta-feira, e o ministro polaco da cultura, Piotr Glinski, explicou que a pintura do período Barroco é uma das peças mais valiosas de todas as que foram roubadas pelos nazis.

O 'Madonna with Child' foi devolvido após uma ronda de negociações com o governo japonês, assim como com a pessoa que estava na posse do quadro quando este foi encontrado.

O quadro foi identificado em 2022, num leilão do Japão, com especialistas a confirmarem a veracidade da obra. Concluiu-se que estivera na coleção de um aristocrata polaco do século XVIII, Stanislaw Kostka-Potocki, e em 1823 passou para a posse de outro aristocrata, Henryk Lubomirski, na vila de Przeworsk. Depois de ser roubado pelos nazis, foi vendido num leilão em Nova Iorque no final da década de 1990.

Leia Também: França aprova lei que facilita restituição de bens saqueados pelos nazis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório