Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Prender Putin? "Negociações (da guerra) serão prioridade", defende Macron

"Seremos colocados numa posição em que diremos: 'Quero que vá para a prisão, mas é a única pessoa com quem posso negociar'", alertou o presidente francês.

Prender Putin? "Negociações (da guerra) serão prioridade", defende Macron
Notícias ao Minuto

23:01 - 31/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente francês, Emmanuel Macron, alertou, esta quarta-feira, que poderá não ser possível julgar o seu homólogo russo por crimes de guerra cometidos na Ucrânia, uma vez que Vladimir Putin é a única pessoa com quem é possível negociar o fim do conflito.

"Se daqui a alguns meses tivermos uma janela para negociações, a questão será a arbitragem entre um julgamento e uma negociação", referiu Macron, na cimeira da Comunidade Política Europeia em Chisinau, Moldova.

O presidente francês defendeu ser necessário "negociar com os líderes que temos" e que as "negociações serão uma prioridade".

"Seremos colocados numa posição em que diremos: 'Quero que vá para a prisão, mas é a única pessoa com quem posso negociar'", acrescentou, citado pelo jornal The Guardian.

Em março, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de captura por crimes de guerra contra Putin, acusando-o de ser "alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa".

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 15 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Parlamento russo vai rever lei sobre uso de 'drones' no país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório