Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Influencers dão macaco e banana a crianças negras. Polícia investiga

Num vídeo, publicado pelas influencers, um menino recebe uma banana e uma menina um macaco de peluche. Ministério Público do Brasil recebeu mais de 700 denúncias de racismo.

Influencers dão macaco e banana a crianças negras. Polícia investiga
Notícias ao Minuto

20:14 - 31/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

A Polícia Civil do Brasil está a investigar o caso de duas influencers que ofereceram um macaco de peluche e uma banana a crianças negras. Segundo a imprensa brasileira, o caso chegou às autoridades após o Ministério Público ter recebido quase 700 denúncias de racismo.

O vídeo foi denunciado na terça-feira pela advogada Fayba Belo, especialista em direito antidiscriminatório. Nas imagens, é possível ver as influencers Kerollen e Nancy - mãe e filha  a abordar duas crianças e perguntar-lhes se preferem receber dinheiro ou um presente, que se encontra embalado.

Após as crianças optarem pelo presente, o menino recebe uma banana e a menina um macaco de peluche. 

Nas redes sociais, a advogada afirma tratar-se de um caso de "racismo recreativo". "Para ridicularizar duas crianças negras, para incitar essa discriminação perversa que nos tira o status de pessoa e nos animaliza. Como se fosse piada, mas não é piada não, o nome disso é racismo recreativo, usar da discriminação contra pessoas negras com intuito de diversão, de descontração, de recreação agora é crime, anjo. Você pode receber uma pena de até quase oito anos de cadeia, qual que eu espero que aconteça", explicou no Twitter.

De acordo com a CNN Brasil, o Ministério Público brasileiro recebeu quase 700 denúncias de racismo e irá analisar as imagens para "adoção das medidas cabíveis". O caso já está a ser investigado.

O vídeo partilhado por Kerollen e Nancy, que reúnem mais de 13 milhões de seguidores nas várias plataformas, já não se encontra disponível nas redes oficiais das influencers. 

Leia Também: Baterista de Lana Del Rey ofende brasileiros após ser assaltado no país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório