Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Ataque a Moscovo? EUA sem "informações específicas" sobre "responsável"

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca garantiu que Washington não planeia investigar o incidente. Foi ainda anunciado um novo pacote de ajuda à Ucrânia.

Ataque a Moscovo? EUA sem "informações específicas" sobre "responsável"
Notícias ao Minuto

19:47 - 31/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, garantiu, esta quarta-feira, que os Estados Unidos não sabem quem está por trás de um ataque com drones levado a cabo contra a região de Moscovo, no início da semana.

Em conferência de imprensa, citado pela agência de notícias Reuters, Kirby sublinhou que os EUA não têm "informações específicas" sobre "quem é o responsável" pelo ataque e acrescentou que Washington não planeia investigar o incidente.

Em causa, recorde-se, está um alegado ataque ucraniano com drones a Moscovo. O presidente russo, Vladimir Putin, acusou na terça-feira a Ucrânia de terrorismo e de tentar aterrorizar a população russa, após o ataque, que causou dois feridos ligeiros e pequenos danos em vários edifícios.

O Ministério da Defesa russo disse que oito dispositivos estiveram envolvidos no ataque, dos quais cinco foram abatidos pela defesa antiaérea e três foram neutralizados por meios eletrónicos. A Ucrânia negou ter qualquer "ligação direta" com os ataques.

Na mesma conferência de imprensa, foi também anunciado um novo pacote de ajuda à Ucrânia, que inclui mais sistema de defesa aérea e munições. Trata-se do 39.º pacote de ajuda fornecido a Kyiv desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 15 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Reino Unido? "Inimigo eterno" que "lidera guerra não declarada à Rússia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório