Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Partido na Polónia alerta para "quase certa" interferência russa nas eleições

O ex-primeiro-ministro polaco e atual líder do partido Lei e Justiça (PiS, no poder), Jaroslaw Kaczynski, afirmou hoje ser "quase certo" de que a Rússia tentará desestabilizar as eleições legislativas na Polónia, previstas para novembro deste ano.

Partido na Polónia alerta para "quase certa" interferência russa nas eleições
Notícias ao Minuto

17:25 - 31/05/23 por Lusa

Mundo Polónia

Numa entrevista, o líder do partido nacionalista conservador disse que a oposição poderá "iniciar as provocações" que rapidamente serão aproveitadas por Moscovo, para interferir no resultado final das eleições.

Num momento em que os partidos começam a preparar a campanha para as eleições - nas quais o PiS aparece à frente nas sondagens, embora provavelmente precise de uma coligação para governar - o Presidente polaco, Andrzej Duda, aprovou uma lei para investigar a influência russa nos últimos anos, embora a iniciativa ainda tenha de passar pelo Tribunal Constitucional.

A referida legislação foi questionada pela oposição polaca, bem como por Washington e Bruxelas, que alertaram para a possibilidade de a medida ser utilizada para perseguir os partidos políticos da oposição.

Leia Também: Polónia proíbe importação de produtos agrícolas ucranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório