Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Charuto fumado por Winston Churchill há quase 80 anos vai ser leiloado

Charuto foi conservado num frasco de vidro e será vendido em leilão em junho.

Charuto fumado por Winston Churchill há quase 80 anos vai ser leiloado
Notícias ao Minuto

23:59 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Churchill

Um charuto fumado pelo antigo primeiro-ministro britânico Winston Churchill há quase 80 anos foi encontrado num frasco de vidro e será vendido em leilão no próximo mês de junho.

O charuto meio fumado, descrito como uma "peça icónica", foi dado a um cônsul-geral em Rabat, Marrocos, depois de um jantar que este ofereceu a Churchill a 29 de agosto de 1944, durante a II Guerra Mundial. Após a oferta, Hugh Stonehewer-Bird conservou o charuto num frasco de vidro, tal como revela a Hansons Auctioneers, que irá leiloar o artigo.

A família do diplomata revelou que este guardou o charuto até à sua morte, em 1973, e chegou agora a hora de vendê-lo. No frasco consta um rótulo oficial, escrito à mão: "Este charuto foi fumado por Winston Churchill em 29 de agosto de 1944 em Rabat, Marrocos, num jantar que lhe foi oferecido pelo Sr. e Sra. Stonehewer-Bird'", lê-se.

O artigo será leiloado pela Hansons Auctioneers a 16 de junho. O preço base será de 600 a 900 libras, cerca de 690 a 1.040 euros.

"Os meus avós eram grandes fãs de Churchill. Eles mantiveram o charuto em exibição com uma foto e uma figura peculiar de Sir Winston, que também estão a ser vendidas com o item. O meu avô nasceu em Tunbridge Wells, Kent, em 1891. Ele trabalhou no Ministério dos Negócios Estrangeiros e, durante o seu tempo em Rabat na Segunda Guerra Mundial, hospedou Churchill", disse a neta de Hugh Stonehewer-Bird.

Já Charles Hanson, proprietário da Hansons Auctioneers, destacou: "É incrível o que aparece em frascos de vidro", notou, realçando que a peça está ligada a "um dos primeiros-ministros mais famosos da Grã-Bretanha e à Segunda Guerra Mundial".

"Churchill era conhecido pelo seu amor por charutos e ocasionalmente dava-os de presente a pessoas que o ajudaram de alguma forma. As pessoas fizeram de tudo para preservá-los para a posteridade e, neste caso, um frasco de vidro fez um excelente trabalho durante 79 anos", rematou.

Leia Também: Leilão eólico 'offshore' lançado este ano e vencedor é conhecido em 2024

Recomendados para si

;
Campo obrigatório