Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

NATO. Stoltenberg acredita na adesão da Suécia antes de cimeira de julho

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defendeu hoje que a adesão da Suécia à organização é "perfeitamente possível" antes da cimeira de líderes da Aliança Atlântica em Vilnius, Lituânia, em julho.

NATO. Stoltenberg acredita na adesão da Suécia antes de cimeira de julho
Notícias ao Minuto

19:35 - 30/05/23 por Lusa

Mundo NATO

Dois dias depois da reeleição do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que se opôs à entrada da Suécia na organização, Stoltenberg disse estar confiante de que haverá uma saída para as dificuldades encontradas.

"Não há garantias. Mas é perfeitamente possível chegar a uma solução que permita a decisão sobre a adesão plena da Suécia" até à cimeira, disse Stoltenberg, durante uma conferência de imprensa em Oslo, Noruega, cidade que vai receber uma reunião informal de chefes de diplomacia dos países da NATO entre quarta e quinta-feira.

"Não temos certezas. Claro que estamos a falar de decisões soberanas por parte dos parlamentos nacionais", insistiu Stoltenberg, mas mostrando confiança numa solução a curto prazo.

Para o secretário-geral da NATO, "existe agora uma janela de oportunidade, em particular depois das eleições turcas e com o parlamento turco a ser constituído".

Também hoje na capital norueguesa, mas em outras declarações, o secretário-geral da NATO já tinha afirmado que estava "completamente tranquilo" em relação à adesão da Suécia à Aliança Atlântica.

A Turquia e a Hungria são os dois únicos países-membros da NATO que ainda não ratificaram a adesão da Suécia à organização, apresentada na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022.

A Finlândia, que também solicitou a adesão à Aliança, tornou-se membro de pleno direito em 04 de abril último.

Erdogan foi reeleito no domingo para um novo mandato de cinco anos e tem sido um dos opositores da entrada da Suécia na NATO, acusando Estocolmo de acolher figuras da oposição turca e ativistas curdos de movimentos considerados terroristas por Ancara.

Com um novo parlamento a ser instalado em Ancara, o chefe da diplomacia turca não estará presente esta semana em Oslo para a reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, que vai preparar a cimeira de Vilnius, agendada para 11 e 12 de julho.

Leia Também: Stoltenberg "completamente tranquilo" sobre adesão sueca à NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório