Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Rússia fecha 2 consulados finlandeses e reduz presença consular no país

O Governo russo determinou o encerramento de dois consulados finlandeses no noroeste da Rússia e o fecho do consulado da embaixada russa na cidade finlandesa de Lappeenranta, perto da fronteira, denunciando um "caminho de confronto" seguindo pela Finlândia.

Rússia fecha 2 consulados finlandeses e reduz presença consular no país
Notícias ao Minuto

19:24 - 30/05/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia convocou hoje o embaixador da Finlândia em Moscovo, Antti Helanterä, para informá-lo sobre estas decisões, noticiou a agência Efe.

Quer o consulado russo, a cerca de 30 quilómetros da fronteira, quer os dois gabinetes finlandeses, localizados nas cidades de Murmansk e Petrozavodsk, São Petersburgo, e que estavam em funcionamento desde 1990, encerram a partir de 01 de julho, referiu a diplomacia russa em comunicado.

"Esta decisão do lado russo deve-se ao caminho de confronto seguido pela Finlândia em relação à Rússia, que causou sérios danos às relações russo-finlandesas", destacou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

A Rússia sublinhou ainda que "por iniciativa do lado finlandês, o diálogo político bilateral foi reduzido, a cooperação comercial e económica foi destruída, os laços fraternos entre cidades e regiões foram rompidos, a estreita cooperação fronteiriça foi rompida e as comunicações aéreas e ferroviárias cessaram".

A diplomacia russa indicou também que "a Finlândia abandonou a política tradicional de não participar em alianças militares e ingressou no bloco da NATO, que não esconde a sua orientação contra a Rússia".

"Obstáculos são colocados ao funcionamento normal das missões e empresas russas na Finlândia. Periodicamente são realizadas ações provocativas que ameaçam a segurança de nossas missões, que as autoridades finlandesas não conseguem impedir", denunciou Moscovo.

A estas circunstâncias acrescentam-se ainda, segundo a diplomacia russa, a proibição imposta pelas autoridades finlandesas no outono de 2022 à entrada no país de russos com vistos de turista Schengen e a cessação da emissão de vistos.

"O lado russo decidiu reduzir a presença consular mútua com a Finlândia, uma vez que não corresponde ao nível atual das relações russo-finlandesas. A responsabilidade pela situação atual é inteiramente do lado finlandês", concluiu o Governo russo no comunicado.

As relações entre a Rússia e a Finlândia pioraram acentuadamente após o início da invasão russa da Ucrânia e a subsequente decisão de Helsínquia de ingressar na Aliança Atlântica.

Na semana passada, a diplomacia russa anunciou o encerramento dos consulados-gerais da Suécia em São Petersburgo e da Rússia na cidade sueca de Gotemburgo a partir de 01 de setembro, em resposta à "política de confronto" de Estocolmo.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo anunciou também a expulsão de cinco diplomatas suecos em resposta a uma ação semelhante contra diplomatas russos em abril.

No final de abril, a Suécia tinha decidido expulsar cinco diplomatas russos por "atividades incompatíveis" com o estatuto diplomático.

"Estas ações das autoridades suecas só vieram agravar o estado das relações bilaterais, que se deterioraram a um nível sem precedentes, nomeadamente devido a uma campanha russofóbica implacável na Suécia", justificou o ministério russo na altura.

A Suécia é um país candidato à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês), uma decisão tomada na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022.

Leia Também: Moçambique recebe MNE russo com relações bilaterais e guerra na agenda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório