Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Baleia suspeita de espiar para a Rússia reaparece junto à costa da Suécia

Animal foi avistado, no domingo, ao largo da costa da Suécia.

Baleia suspeita de espiar para a Rússia reaparece junto à costa da Suécia
Notícias ao Minuto

20:33 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Hvaldimir

A baleia beluga que foi avistada pela primeira vez na Noruega em 2019, com um arnês com suportes para uma câmara, levantando especulações de que era uma espia treinada pela marinha russa, reapareceu, este domingo, ao largo da costa da Suécia, segundo confirmaram as autoridades.

De acordo com a Direção de Pescas da Noruega, o animal tem viajado lentamente ao longo da costa norueguesa desde 2019, mas acelerou consideravelmente nos últimos meses em direção à Suécia, tendo sido observada perto de Hunnebostrand, no domingo.

“Não sabemos porque é que acelerou tanto agora”, disse Sebastian Strand, biólogo marítimo da organização OneWhale, em declarações à AFP, notando que a baleia, conhecida como 'Hvaldimir', se está a afastar do seu ambiente natural.

"Pode ser que as hormonas a levem a encontrar uma companheira. Ou pode ser a solidão, já que as belugas são uma espécie muito social - pode ser que esteja à procura de outras baleias belugas", acrescenta.

Os especialistas acreditam que o animal tem entre 13 e 14 anos, "idade em que as suas hormonas estão muito altas".

Sublinhe-se que 'Hvaldimir' foi observada pela primeira vez em 2019, por pescadores noruegueses, e usava um arnês, com suportes para uma câmara, com a inscrição “Equipamento de São Petersburgo", o que levantou suspeitas de que estaria a ser treinada pela marinha russa para espiar e que podia ter escapado de um recinto, uma vez que parecia estar acostumada a humanos.

A Rússia nunca divulgou qualquer resposta ao assunto. 

Leia Também: Casa Branca diz que não apoia "ataques dentro da Rússia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório