Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Naturalização de sírios leva a máximo de novos cidadãos alemães

A Alemanha registou em 2022 um aumento de 28% no número de pessoas que obtiveram a nacionalidade alemã, com os sírios a representarem mais de um quarto dos naturalizados, revelaram hoje dados oficiais.

Naturalização de sírios leva a máximo de novos cidadãos alemães
Notícias ao Minuto

17:29 - 30/05/23 por Lusa

Mundo Alemanha

Segundo o Serviço Federal de Estatística da Alemanha, os números preliminares mostram que cerca de 168.500 pessoas obtiveram a cidadania alemã em 2022, o mais elevado desde 2002.

Do total, 48.300 (29%) são cidadãos sírios, número que foi mais do que o dobro do ano anterior e sete vezes maior do que em 2020.

Os dados também representam um número crescente de pessoas que migraram para a Alemanha entre 2014 e 2016 e que preenche os requisitos para a cidadania, pois incluem um conhecimento prático da língua alemã e a prova de que podem sustentar-se financeiramente.

Em princípio, é necessário que as pessoas tenham vivido na Alemanha durante pelo menos oito anos, o que não se aplica aos cônjuges e filhos. 

Este período pode ser reduzido para seis anos no caso de pessoas que demonstrem "realizações especiais de integração", como um bom conhecimento da língua, realizações profissionais ou empenhamento cívico. 

No ano passado, registaram-se 23.100 naturalizações "antecipadas", quase o dobro das registadas em 2021, 60% das quais de sírios.

Os cidadãos turcos foram o segundo maior grupo de pessoas a obter a cidadania alemã no ano passado - 14 200, um aumento de 16% em relação a 2021, e com uma média de mais de 24 anos a viver na Alemanha.

Segundo o instituto de estatística, 5.600 ucranianos obtiveram a nacionalidade alemã no ano passado, quase três vezes mais do que no ano anterior. Em média, viveram 13,3 anos na Alemanha, contra 6,4 anos dos seus homólogos sírios.

O Governo alemão, socialmente liberal, planeia flexibilizar as regras para a obtenção da cidadania, reduzindo de oito para cinco o número de anos que as pessoas devem viver no país antes de obterem um passaporte alemão.

As pessoas com "realizações especiais em matéria de integração" serão elegíveis ao fim de três anos.

O Governo tenciona igualmente eliminar as restrições à dupla nacionalidade. 

Em princípio, a maioria das pessoas de outros países que não membros da União Europeia e a Suíça têm atualmente de renunciar à sua anterior nacionalidade quando adquirem a cidadania alemã.

Os partidos da oposição, conservadores e de extrema-direita, criticaram este projeto. Ainda não se sabe quando é que o parlamento os vai analisar.

A Alemanha tem cerca de 84 milhões de habitantes.

Leia Também: Reeleição de Erdogan gera inquietação nas zonas curdas da Síria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório