Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Ajuda alimentar para refugiados na Tanzânia reduzida por falta de fundos

As rações de ajuda alimentar para os refugiados na Tanzânia, na sua maioria do Burundi, serão reduzidas a metade da dose diária recomendada de calorias a partir de junho, devido à falta de financiamento, anunciaram hoje as Nações Unidas.

Ajuda alimentar para refugiados na Tanzânia reduzida por falta de fundos
Notícias ao Minuto

17:08 - 30/05/23 por Lusa

Mundo ONU

A Tanzânia acolhe mais de 200.000 refugiados, 70% dos quais são do Burundi e os restantes 30% fogem da violência no leste da República Democrática do Congo (RDCongo).

"Embora a ajuda alimentar tenha sido concebida para atingir o mínimo recomendado de 2.100 quilocalorias, os défices crónicos de financiamento forçaram o Programa Alimentar Mundial (PAM) a fornecer rações reduzidas desde 2020", afirmou a agência da ONU em comunicado.

Depois de cortar as rações em março, o PAM anunciou um novo corte a partir de junho, com as rações "reduzidas a 50%" da ingestão diária recomendada de calorias.

O PAM está a enfrentar uma queda no financiamento, bem como o aumento dos preços dos alimentos, devido, em particular, à guerra na Ucrânia.

"Precisamos urgentemente de 21 milhões de dólares (19,5 milhões de euros) para fornecer ajuda alimentar a mais de 200.000 refugiados durante os próximos seis meses e evitar mais racionamentos à medida que a fome ataca nos campos de refugiados na Tanzânia", afirmou Sarah Gordon-Gibson, diretora do PAM para a Tanzânia, citada na nota.

Gordon-Gibson apelou igualmente à comunidade internacional, aos governos e ao setor privado para que contribuam.

No Bangladesh, o PAM anunciou na semana passada que iria reduzir as rações alimentares para os Rohingya, devido a um enorme défice de financiamento.

No final de março, o PAM também reduziu para metade as rações de ajuda alimentar no Burundi.

No Iémen, o programa das Nações Unidas anunciou, em 15 de março, que precisava de mais do dobro dos fundos prometidos para restabelecer as rações alimentares completas para milhões de pessoas necessitadas.

Leia Também: Autoridades tanzanianas apreendem marfim e ossos de animais de Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório