Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Exército da Somália matou 30 supostos terroristas que preparavam ataque

O exército somali matou na terça-feira 30 supostos membros do grupo terrorista Al-Shebab que preparavam um ataque a uma base militar na região de Galmudug, situada no centro do país, anunciou o Governo.

Exército da Somália matou 30 supostos terroristas que preparavam ataque
Notícias ao Minuto

16:15 - 30/05/23 por Lusa

Mundo Somália

O Ministério da Informação da Somália sublinhou que os militares tinham conhecimento dos planos do Al-Shebab e conseguiram "impedir" e "dispersar os terroristas", segundo a agência noticiosa estatal somali SONNA.

"As nossas forças, apoiadas pelas forças locais, mataram 30 terroristas do Al-Shebab e recuperaram três veículos", disse, antes de sublinhar que "ainda estão a perseguir os milicianos que conseguiram escapar".

"Três dos nossos soldados ficaram feridos, mas estão estáveis", acrescentou.

Antes, a missão da União Africana na Somália (ATMIS) disse que as suas tropas, juntamente com o exército somali, tinham matado "um número considerável de terroristas" numa operação lançada depois de o grupo ter atacado uma base militar no sul do país na sexta-feira.

O ataque ocorreu apenas um dia depois de o Presidente da Somália, Hassan Shaykh Mohamud, ter afirmado que o país se encontra "num momento crucial" e sublinhado que as forças de segurança estão a tentar "eliminar a ameaça de elementos extremistas como o Al-Shebab" para garantir a segurança da população.

Nos últimos meses, a Somália intensificou as ofensivas contra o Al-Shebab, ligado ao grupo fundamentalista Al-Qaida, com o apoio de clãs e milícias locais, no âmbito de uma série de decisões tomadas pelo Presidente, que se comprometeu, aquando da sua tomada de posse, a colocar a luta contra o terrorismo no centro dos seus esforços para estabilizar o país.

Leia Também: Inundações na Somália já deixaram 400 mil sem casa, alerta Unicef

Recomendados para si

;
Campo obrigatório