Exército da Somália matou 30 supostos terroristas que preparavam ataque
O exército somali matou na terça-feira 30 supostos membros do grupo terrorista Al-Shebab que preparavam um ataque a uma base militar na região de Galmudug, situada no centro do país, anunciou o Governo.
© GUY PETERSON/AFP via Getty Images
Mundo Somália
O Ministério da Informação da Somália sublinhou que os militares tinham conhecimento dos planos do Al-Shebab e conseguiram "impedir" e "dispersar os terroristas", segundo a agência noticiosa estatal somali SONNA.
"As nossas forças, apoiadas pelas forças locais, mataram 30 terroristas do Al-Shebab e recuperaram três veículos", disse, antes de sublinhar que "ainda estão a perseguir os milicianos que conseguiram escapar".
"Três dos nossos soldados ficaram feridos, mas estão estáveis", acrescentou.
Antes, a missão da União Africana na Somália (ATMIS) disse que as suas tropas, juntamente com o exército somali, tinham matado "um número considerável de terroristas" numa operação lançada depois de o grupo ter atacado uma base militar no sul do país na sexta-feira.
O ataque ocorreu apenas um dia depois de o Presidente da Somália, Hassan Shaykh Mohamud, ter afirmado que o país se encontra "num momento crucial" e sublinhado que as forças de segurança estão a tentar "eliminar a ameaça de elementos extremistas como o Al-Shebab" para garantir a segurança da população.
Nos últimos meses, a Somália intensificou as ofensivas contra o Al-Shebab, ligado ao grupo fundamentalista Al-Qaida, com o apoio de clãs e milícias locais, no âmbito de uma série de decisões tomadas pelo Presidente, que se comprometeu, aquando da sua tomada de posse, a colocar a luta contra o terrorismo no centro dos seus esforços para estabilizar o país.
Leia Também: Inundações na Somália já deixaram 400 mil sem casa, alerta Unicef
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com