Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Grécia e Turquia cancelam manobras militares no Egeu para reduzir tensão

As autoridades da Grécia e da Turquia anunciaram hoje o cancelamento das respetivas manobras militares no mar Egeu, numa tentativa para reduzir a tensão entre ambos e aproximar posições.

Grécia e Turquia cancelam manobras militares no Egeu para reduzir tensão
Notícias ao Minuto

15:05 - 30/05/23 por Lusa

Mundo Mar Egeu

Os Ministérios da Defesa dos dois países acederam a realizar os exercícios de treino em pequena escala em vez de efetuar manobras militares de maior envergadura, com o objetivo de manter a atmosfera positiva criada entre Atenas e Ancara após os terramotos registados a 06 de dezembro na Turquia e o acidente ferroviário ocorrido na Grécia em finais de fevereiro.

Assim, as autoridades gregas indicaram ter procedido à suspensão do exercício "Kataigis", que estava agendado para decorrer entre os meses de maio e junho no mar Egeu.

Por seu turno, o Governo turco suspendeu o exercício "Seawolf", que previa o destacamento de militares e um total de 200 navios, submarinos e 'drones' (aeronaves não-tripuladas), segundo noticiou o diário Hurriyet.

O ministro da Defesa grego, Nikolaos Panagiotopoulos, declarou durante a sua visita à cidade turca de Hatay que os dois países tinham acordado promover as respetivas agendas no sentido de obter uma melhoria das relações bilaterais.

O seu homólogo turco, Hulusi Akar, recordou que existe uma moratória para evitar a realização de manobras militares na zona do mar Egeu durante a época de turismo.

Leia Também: Grécia realizou "investigação" sobre filmagens da devolução de migrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório