Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Cerca de 25 soldados da NATO feridos em confrontos no norte do Kosovo

Em causa está uma informação avançada pela missão de manutenção da paz liderada pela NATO no Kosovo, a Kosovo Force - KFOR, em comunicado.

Cerca de 25 soldados da NATO feridos em confrontos no norte do Kosovo
Notícias ao Minuto

20:18 - 29/05/23 por Ema Gil Pires com Lusa

Mundo Kosovo

Cerca de 25 soldados pertencentes às forças de manutenção de paz da NATO ficaram feridos, no norte do Kosovo, em confrontos com sérvios que protestavam contra a tomada de posse de presidentes de câmara albaneses em municípios de maioria sérvia, reporta a Reuters.

Em causa está uma informação avançada pela missão de manutenção da paz liderada pela NATO no Kosovo, a Kosovo Force - KFOR, em comunicado.

"Enquanto combatiam as franjas mais ativas da multidão, vários soldados do contingente italiano e húngaro da KFOR foram alvo de ataques não provocados e sofreram ferimentos traumáticos com fraturas e queimaduras devido à explosão de engenhos incendiários", declarou a KFOR.

Na mesma nota, o comandante da mesma missão, Angelo Michele Ristuccia, apontou ainda: "Os ataques não provocados a unidades da NATO são inaceitáveis e a KFOR continuará a cumprir o seu mandato de forma imparcial".

Já esta manhã, tinha sido noticiado que os sérvios do norte do Kosovo envolveram-se novamente em confrontos com a polícia num edifício municipal que foi ocupado por albaneses, ajudados pelas autoridades locais, na semana passada. 

Tratou-se do mais recente incidente que vem agravar as tensões que marcaram a semana passada e que levaram a Sérvia a colocar as Forças Armadas em estado de alerta e a enviar militares para a zona de fronteira com o Kosovo.

Hoje, a polícia kosovar e membros da missão da NATO no Kosovo (Kosovo Force - KFOR) tomaram posições para protegerem edifícios públicos nos municípios de Zvecan, Leposavic, Zubin Potok e Motrovic, quatro localidades onde se realizaram eleições no mês passado. 

O ato eleitoral foi boicotado pelos sérvios do Kosovo que constituem a maioria nestas localidades e apenas os cidadãos de origem albanesa, em minoria nesta região do Kosovo, participaram.

De acordo com a polícia, os manifestantes sérvios juntaram-se hoje ao início da manhã nas três localidades sendo que em Zvecan tentaram entrar de "forma violenta" no edifício municipal tendo sido impedidos pelas autoridades. 

Os manifestantes sérvios exigem novos autarcas e consideram os albaneses eleitos "´xerifes' ilegais e ilegítimos", exigindo a demissão dos responsáveis e pedindo a retirada da unidade especial de polícia de Pristina que se encontra destacada na região norte do Kosovo.

A KFOR comunicou que aumentou a presença nos quatro municípios, incluindo Mitrovica, para "garantir a segurança e a liberdade de movimentos a todas as comunidades do Kosovo", apelando ao desanuviamento.

A missão da NATO incitou ainda a "Belgrado e a Pristina a aceitar o diálogo promovido pela União Europeia, no sentido de se reduzirem as tensões" indicando que a normalização é o único caminho para a paz.  

Belgrado recusa-se desde 2008 a reconhecer a soberania do Kosovo.

Leia Também: Sérvios do norte do Kosovo e polícia voltam a envolver-se em confrontos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório