Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Polónia sanciona 365 bielorrussos e fecha fronteira a camiões

A Polónia anunciou hoje a imposição de novas sanções a 365 cidadãos bielorrussos, 159 dos quais deputados, e a suspensão da entrada pelo único posto fronteiriço com a Bielorrússia de camiões com matrícula bielorrussa ou russa.

Polónia sanciona 365 bielorrussos e fecha fronteira a camiões
Notícias ao Minuto

18:27 - 29/05/23 por Lusa

Mundo Polónia

A única passagem rodoviária da fronteira polaco-bielorrussa, em Kukuryki, ficará "encerrada 'sine die' a partir de 01 de junho", segundo um despacho do Ministério do Interior polaco hoje divulgado.

Entre os cidadãos bielorrussos sancionados por Varsóvia figuram, além de deputados, também dezenas de juízes e autarcas, bem como atletas e jornalistas pró-Minsk.

Serão todos proibidos de entrar na Polónia e no espaço Schengen (de livre circulação entre Estados-membros da União Europeia) e os seus bens serão congelados, precisou o ministério.

"Essas pessoas promoveram o regime bielorrusso e participaram na legitimação e no apoio da política repressiva das autoridades de Minsk", sublinhou a mesma fonte, num comunicado oficial.

Segundo o ministério, esta decisão é a resposta "à manutenção da pesada sentença no caso Andrzej Poczobut", um jornalista polaco-bielorrusso condenado a oito anos de prisão por ter criticado o regime do Presidente Alexandre Lukashenko.

Na passada sexta-feira, um tribunal bielorrusso rejeitou o seu recurso e confirmou a pena.

As sanções hoje adotadas pelo Governo polaco são também infligidas às "pessoas responsáveis pela organização da imigração clandestina para a Polónia e os países bálticos", refere o comunicado.

A Polónia acusa a Bielorrússia, principal aliada da Rússia, de ter orquestrado o afluxo de migrantes para a sua fronteira comum e erigiu uma vedação de aço ao longo da mesma para dissuadir as travessias ilegais.

Leia Também: "Armas nucleares para todos" os que se juntem à parceria Minsk-Moscovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório