Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Canadá. Halifax declara emergência por incêndio florestal e fecha escolas

O estado de emergência vai vigorar por pelo menos sete dias, podendo ser levantado antes do tempo ou prorrogado, dependendo da situação.

Notícias ao Minuto

18:01 - 29/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

A cidade de Halifax, no leste do Canadá, declarou estado de emergência local, na noite de domingo, depois de um incêndio florestal ter obrigado a evacuar a localidade e a desligar temporariamente a energia. As autoridades também declararam o encerramento de várias escolas na região afetada, avançou a agência Reuters.

O município regional de Halifax criou acomodações temporárias para as pessoas que foram obrigadas a abandonar as suas habitações devido ao incêndio, lembrando, na manhã desta segunda-feira, que as ordens de evacuação são obrigatórias.

O incêndio florestal, cujo combate tem sido dificultado por ventos fortes e madeiras secas, já danificou dezenas de casas e tornou difícil os resgates necessários.

"Os socorristas estão a trabalhar sem parar para manter as pessoas seguras e reduzir as ameaças representadas pelos incêndios", declarou a autoridade municipal da capital da província de Nova Escócia num comunicado à imprensa, emitido no domingo.

O estado de emergência vai vigorar por pelo menos sete dias, podendo ser levantado antes do tempo ou prorrogado, dependendo da situação, refere ainda a nota.

As províncias ocidentais de Alberta e Colúmbia Britânica também têm lidado com uma primavera muito quente este ano, que provocou vários incêndios florestais. A maioria dos fogos já foi controlada.

Leia Também: Canadá começou a investigar o ChatGPT

Recomendados para si

;
Campo obrigatório