Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Ucrânia. Dinamarca vai doar mais de dois mil milhões de euros adicionais

A Dinamarca vai doar quase 2,4 mil milhões de euros adicionais à Ucrânia através de um fundo destinado à aquisição de equipamentos militares, anunciou hoje a primeira-ministra, Mette Frederiksen.

Ucrânia. Dinamarca vai doar mais de dois mil milhões de euros adicionais
Notícias ao Minuto

16:28 - 29/05/23 por Lusa

Mundo Dinamarca

"A guerra na Ucrânia está numa fase muito crítica, com uma situação séria no campo de batalha e, portanto, a Ucrânia precisa de todo o apoio possível", disse a chefe de Governo, durante uma entrevista.

"É agora que os ucranianos precisam das nossas armas e do nosso apoio. Daí a urgência", explicou Frederiksen, cujo nome tem sido apontado para o lugar de secretário-geral da NATO nos próximos meses.

O envelope financeiro de sete mil milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 950 milhões de euros) - que já estava previsto para 2023, num fundo criado em março - será complementado por mais esta ajuda hoje anunciada.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já reagiu ao anúncio, expressando a sua gratidão.

"Esta importante contribuição fortalecerá ainda mais as capacidades de combate do exército ucraniano a curto e médio prazo. A nossa força está na nossa unidade!", disse Zelensky numa mensagem na rede social Twitter.

Em meados de maio, a Dinamarca já tinha prometido que desempenharia um papel importante no treino de soldados ucranianos a pilotar caças americanos F-16, como parte de um plano europeu.

Na semana passada, Frederiksen não descartou uma doação de F-16 dinamarqueses no futuro, da sua frota de 40 dessas aeronaves, incluindo cerca de 30 em serviço, que serão gradualmente substituídas pelos F-35 norte-americanos nos próximos anos.

Leia Também: Dinamarca inicia em junho formação de pilotos ucranianos em caças F-16

Recomendados para si

;
Campo obrigatório