Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Scholz ainda não ligou para Putin", que está "aberto ao diálogo"

Kremlin diz que não tem indicação de que Berlim tenha iniciado contacto para conversa telefónica entre Putin e Scholz.

"Scholz ainda não ligou para Putin", que está "aberto ao diálogo"
Notícias ao Minuto

13:32 - 26/05/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Depois de, esta sexta-feira, o chanceler alemão referir que está pronto para retomar o contacto com o presidente russo sobre a Ucrânia, o Kremlin esclareceu que, até ao momento, Vladimir Putin não foi contacto por Olaf Scholz, embora esteja "aberto ao diálogo".

O esclarecimento foi dado pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em declarações aos jornalistas. 

"Scholz ainda não ligou para Putin, embora não tenha nenhuma informação de que a Alemanha iniciou uma ligação telefónica", disse Peskov.

No entanto, o Kremlin admitiu que ambos deveriam conversar. "O presidente Putin permanece aberto ao diálogo, pois ele, naturalmente, persegue o objetivo principal de proteger os interesses dos nossos cidadãos", acrescentou.

Recorde-se que hoje o chanceler alemão disse que está pronto para retomar o contacto, "no momento certo", com Putin, admitindo que "já passou algum tempo" desde a última conversa telefónica entre ambos.

Olaf Scholz e Vladimir Putin falaram ao telefone pela última vez, durante uma hora, em dezembro de 2022.

Nessa altura, o chefe do Governo alemão instou o chefe de Estado russo a retirar as tropas da Ucrânia, sem sucesso, enquanto Vladimir Putin acusava o Ocidente de prosseguir "políticas destrutivas".

Desde então, as relações bilaterais têm estado no ponto mais baixo de sempre. A guerra na Ucrânia obrigou a Alemanha a uma reviravolta diplomática e económica, depois de décadas de laços mais estreitos com a Rússia.

Antes da invasão da Ucrânia, Moscovo era o principal fornecedor de gás e de petróleo da Alemanha.

Depois da invasão da Ucrânia, a Alemanha decidiu também investir maciçamente nas forças armadas, rompendo uma longa tradição de pacifismo no país, na sequência da Segunda Guerra Mundial.

Leia Também: Scholz pronto para retomar contacto com Putin no "momento certo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório