Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Ex-militar morreu sem ter ninguém. No dia do funeral, centenas apareceram

Campanha desencadeada pelos meios de comunicação permitiu que veterano de guerra tivesse um funeral digno.

Notícias ao Minuto

11:45 - 26/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

O herói de guerra Peter Brown morreu, aos 96 anos, sem ter a família por perto. Contudo, a sua última homenagem foi tudo menos solitária.

O homem morreu sozinho, em dezembro, na sua casa, e os seus vizinhos temiam que apenas um pequeno grupo de pessoas apareceriam para as cerimónias fúnebres. Contudo, uma campanha viral levada a cabo pelos meios de comunicação britânicos permitiu encontrar alguns dos seus familiares, tornando a sua despedida digna de um combatente da II Guerra Mundial, escreve o The Guardian.

Com apenas 16 anos, Peter mentiu sobre a sua idade e alistou-se na Força Aérea britânica, após uma viagem desde a sua terra natal, a Jamaica, até ao Reino Unido. Já aqui representou o país em várias missões em países como Malta, Egito, ou Palestina.

O seu funeral estava previsto para uma pequena capela, em Londres, com capacidade para cerca de 140 pessoas. Contudo, o local teve de ser alterado dado que à última hora mais de cinco centenas de pessoas quiseram prestar homenagem ao veterano da Força Aérea.

"Estou aqui para prestar a minha homenagem ao Sargento Peter Brown. Na minha opinião, ele fez o melhor que podia, serviu o seu país numa altura de grandes dificuldades durante a guerra. E o facto de ter morrido sem ser notado é inaceitável", afirmou um dos presentes ao The Guardian.

O funeral teve lugar na Igreja de St. Clement Danes, no centro de Londres, a igreja oficial da RAF [Royal Air Force], com capacidade para 600 pessoas. O caixão de Brown foi coberto com uma bandeira da União e adornado com um chapéu da RAF, um ramo de flores e as suas medalhas de guerra.

"A reação nacional à história de Peter Brown foi avassaladora", considerou um conselheiro da cidade de Westminster, Adam Hug.

Confira na galeria acima as imagens da homenagem a Peter Brown.

Leia Também: Já se sabe quanto custou o funeral da rainha Isabel II ao Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório