Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Ataque a Belgorod? EUA a analisar uso dos seus equipamentos na Rússia

O Kremlin alegou que as forças armadas ucranianas usaram veículos militares fabricados nos Estados Unidos no ataque transfronteiriço na noite de domingo e manhã de segunda-feira.

Ataque a Belgorod? EUA a analisar uso dos seus equipamentos na Rússia
Notícias ao Minuto

19:18 - 25/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Mark Milley

O chefe do Estado-Maior americano, o general Mark Milley, afirmou que os Estados Unidos estão a analisar imagens que mostram os veículos supostamente usados por soldados ucranianos ​​num ataque na região de fronteiriça russa de Belgorod.

Recorde-se que o Kremlin, na quarta-feira, alegou que as forças armadas ucranianas usaram veículos militares fabricados nos Estados Unidos no ataque transfronteiriço na noite de domingo e manhã de segunda-feira.

No entanto, Mark Milley, citado pela Reuters, afirmou ainda que a posição dos EUA contra o uso de tais equipamentos americanos dentro da Rússia era clara para Kyiv.

De salientar que o secretário de Defesa, Lloyd Austin, e o chefe do Estado-Maior americano, Mark Milley discutiram, esta quinta-feira, o apoio à Ucrânia.

No reunião virtual foi discutido ainda o treino para pilotos ucranianos em caças F-16 fabricados nos Estados Unidos, que os EUA planeiam que comece nas próximas semanas, reforçando a Ucrânia a longo prazo.

Segundo Austin, essa formação fortalecerá a Ucrânia a longo prazo, mas não necessariamente como parte de uma aguardada contraofensiva de primavera contra a Rússia.

A invasão russa - justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: Austin espera pilotos ucranianos em caças F-16 nas próximas semanas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório