Comité das Regiões alerta que guerra diz respeito a europeus
O presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Cordeiro, avisou hoje que a guerra da Ucrânia diz respeito a todos os europeus porque se "não for bem resolvida é toda a Europa que perde".

© Global Imagens

Mundo Ucrânia
"Não está em causa um ato de generosidade, um ato de altruísmo. É do próprio interesse da União Europeia resolver bem o problema da Ucrânia. Isso não depende da União Europeia. Começa por depender, em primeiro lugar, dos ucranianos e da Ucrânia, mas todos nós estamos envolvidos neste processo", disse Vasco Cordeiro.
Em declarações aos jornalistas em Bruxelas, onde desde quarta-feira decorre a 155.ª sessão plenária do Comité das Regiões, que hoje ouviu uma declaração gravada do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, Vasco Cordeiro frisou a mensagem de que "o que está em causa" nesta guerra "diz respeito a todos".
"Todos nós estamos envolvidos nesta guerra. Os ucranianos estão a pagar o preço mais alto com sangue e com vidas, mas todos nós temos de fazer um esforço porque aquilo que está em causa diz respeito a todos nós", referiu.
Vasco Cordeiro, que, no âmbito da apresentação de uma aliança europeia de municípios e regiões para a reconstrução da Ucrânia, esteve com Zelensky em Kiev, em abril, sublinhou ainda: "Se a questão da Ucrânia não for bem resolvida, não apenas nesta fase mas na fase posterior, é toda a Europa que perde".
Volodymyr Zelensky dirigiu-se hoje, em vídeo, aos membros do Comité das Regiões, numa mensagem na qual deixou clara a sua convicção de que é óbvia a integração da Ucrânia na UE.
O presidente ucraniano também deixou agradecimentos, apelos e convites às delegações nacionais dos 27 Estados-membros.
"Agradeço-vos por apoiarem o nosso país e o nosso povo neste caminho de integração. E também tenho a certeza de mais uma coisa: A Ucrânia será uma parte da Europa de tal forma que não permanecerá uma única ruína", disse o líder ucraniano.
Para esta tarde, em Bruxelas, está agendada a conferência internacional "Pôr em prática os princípios de Lugano: Reforçar o papel dos governos locais e regionais no processo de recuperação e reconstrução da Ucrânia e na via da adesão à UE".
Organizada pelo Comité das Regiões com os governos da Ucrânia, da Suíça e do Reino Unido, OCDE e Comissão Europeia, esta iniciativa visa apresentar recomendações que serão discutidas na Conferência sobre a Recuperação da Ucrânia, a realizar em Londres, em 21 e 22 de junho, cabendo a Vasco Cordeiro abrir a sessão.
Constituído por 329 membros, o Comité das Regiões Europeu é a assembleia da União Europeia dos representantes regionais e locais dos 27 estados-membros.
A missão desde órgão consiste em fazer participar os órgãos de poder regional e local no processo decisório da UE e informá-los sobre as políticas da UE.
O Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão Europeia consultam o Comité das Regiões em domínios de política que digam respeito às regiões e aos municípios.
Leia Também: Docentes da Faculdade de Coimbra criticam demissão de professor russo
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários