Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

EUA suspeitam de Kyiv em ataque ao Kremlin? "Estamos cientes"

Estados Unidos suspeitam que tenha sido Kyiv a atacar o Kremlin, mas admitem que tal possa ter acontecido sem o conhecimento de Zelensky. O Kremlin deu a entender que sempre agiu com base nessa suspeita.

EUA suspeitam de Kyiv em ataque ao Kremlin? "Estamos cientes"
Notícias ao Minuto

12:19 - 25/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O Kremlin afirmou, esta quinta-feira, estar "ciente" de que o regime de Kyiv está por trás de um ataque com 'drones' contra as suas instalações, no passado dia 3 de maio, numa reação a uma notícia avançada pelo New York Times e que dá conta de que autoridades norte-americanas acreditam que o ataque foi orquestrado por uma das unidades militares ou de inteligência especiais da Ucrânia.

"Estamos cientes de que o regime de Kyiv estava por trás disso e partimos desse facto ao construir o nosso trabalho", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, segundo cita a TASS, ao comentar a análise.

Sublinhe-se que em causa está um trabalho divulgado na quarta-feira. O New York Times escreve que "autoridades dos EUA disseram que o ataque de drones ao Kremlin no início deste mês provavelmente foi orquestrado por uma das unidades militares ou de inteligência especiais da Ucrânia, a mais recente de uma série de ações secretas contra alvos russos que enervaram o governo Biden". 

O jornal norte-americano diz ainda que as agências de inteligência dos EUA não sabem que unidade ucraniana realizou o ataque e "não está claro" se o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ou os seus principais funcionários "estavam cientes da operação, embora alguns oficiais acreditem que Zelensky não".

As autoridades dos EUA, que tiraram estas conclusões com base em chamadas intercetadas, dizem ainda que o seu nível de confiança de que o governo ucraniano autorizou diretamente o ataque é "baixo", não havendo evidência de que funcionários do governo, unidades ucranianas ou agentes estiveram envolvidos.

Recorde-se que o ataque com drones contra o Kremlin aconteceu no dia 3 de maio e Moscovo culpou Kyiv pelo ataque - apesar de não ter fornecido nenhuma evidência para apoiar a acusação - e disse ainda que os Estados Unidos também estiveram envolvidos no incidente.

Washington negou categoricamente qualquer envolvimento no atentado, tal como Volodymyr Zelensky, que referiu que Kyiv só se defende e não tem como alvo o território russo.

Sublinhe-se que especialistas chegaram a apontar a possibilidade de os drones terem sido lançados a partir da Rússia e houve até quem falasse de um ataque encenado.

Leia Também: Ucrânia. Rússia fecha consulados e expulsa diplomatas suecos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório