Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sudão. Número de refugiados no Chade sobre para 90 mil, diz ACNUR

O número de refugiados no Chade, que fugiram dos combates entre dois generais rivais no Sudão, "está a aumentar muito rapidamente" e aproxima-se dos 90.000, anunciou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Sudão. Número de refugiados no Chade sobre para 90 mil, diz ACNUR
Notícias ao Minuto

20:38 - 22/05/23 por Lusa

Mundo Sudão

Três dias antes, a ONU tinha estimado o número em 76.000.

"Neste momento, pensamos que estamos perto das 90.000 pessoas", declarou hoje à imprensa em N'Djamena Raouf Mazou, alto comissário adjunto para as Operações do ACNUR.

As Nações Unidas estimam que o conflito, que teve início em 15 de abril, causou até agora cerca de 1.000 mortos e deslocou mais de um milhão de pessoas.

Desde o início da guerra, mais de 250.000 pessoas deixaram o Sudão em direção aos países vizinhos", acrescentou Mazou.

No Chade, onde se encontram maioritariamente amontoados em campos improvisados no leste, perto da fronteira, nesta zona desértica, "mais de 90% são mulheres e crianças", afirmou Mazou, no final de uma visita de quatro dias ao Chade.

O alto comissário adjunto disse temer "a estação das chuvas que começará em breve e que constituirá um obstáculo suplementar à assistência a estas pessoas".

"Felicitamos o Chade por mostrar solidariedade", mas "o Chade não pode fazê-lo sozinho", concluiu Mazou, que exortou a comunidade internacional a "partilhar o fardo com os vizinhos do Sudão e a prestar apoio urgente".

Em 17 de maio, as Nações Unidas e os seus parceiros lançaram um apelo de 3 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) para ajudar milhões de pessoas no Sudão e centenas de milhares que fogem para os países vizinhos.

Este montante inclui 470,4 milhões de dólares (434,8 milhões de euros) "para ajudar os refugiados, os repatriados e as comunidades de acolhimento na República Centro-Africana, no Chade, no Egito, na Etiópia e no Sudão do Sul".

Leia Também: Chade. Confrontos entre pastores e agricultores fazem 11 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório