Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Absolvido novamente eslovaco acusado de mandar matar jornalista

O multimilionário e empresário Marian Kocner, acusado de mandar assassinar em 2018 um jornalista e a noiva, foi hoje absolvido por um tribunal de Pezinok, na Eslováquia, num novo julgamento no país que também concluiu haver falta de provas.

Absolvido novamente eslovaco acusado de mandar matar jornalista
Notícias ao Minuto

23:04 - 19/05/23 por Lusa

Mundo Eslováquia

O jornalista Jan Kuciak e a noiva, Martina Kusnirova, ambos de 27 anos, foram assassinados em 21 de fevereiro de 2018 na sua casa na cidade de Velka Maca, a leste de Bratislava, ele com um tiro no peito e ela na cabeça, chocando o país.

"Marian Kocner é absolvido de ordenar o assassinato de Jan Kuciak", disse a juíza Ruzena Sabova, enfatizando que "não está provado que o acusado Marian Kocner cometeu este ato", decisão que irritou as famílias das vítimas.

Já a alegada cúmplice do crime, Alena Zsuzsova, foi condenada no mesmo julgamento: "O tribunal condena a arguida Alena Zsuzsova a uma pena cumulativa de 25 anos de prisão" e deve pagar 160 mil euros às famílias das vítimas, disse Ruzena Sabova.

Marian Kocner e Alena Zsuzsova estão a cumprir penas de prisão por outros crimes.

"Zsuzsova condenado, Kocner absolvido - não entendo. Não vamos parar por aqui", disse o pai da vítima, Jozef Kuciak, após o veredicto.

"Uma pena (...) para o nosso sistema judicial", comentou por sua vez Zlatica Kusnirova, mãe da segunda vítima.

O Tribunal Superior da Eslováquia contestou as absolvições de Kocner e Zsuzsova em 2021, abrindo caminho para um novo julgamento pelo assassinato do jornalista de investigação e da noiva.

Leia Também: Ludovit Odor escolhido para chefiar novo governo interino da Eslováquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório