Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Zelensky e Biden reúnem-se na cimeira do G7

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai encontrar-se com o homólogo norte-americano, Joe Biden, durante a cimeira do G7, em Hiroshima, no Japão, informou hoje o seu chefe de gabinete

Zelensky e Biden reúnem-se na cimeira do G7
Notícias ao Minuto

21:46 - 19/05/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Os dois líderes vão discutir, nomeadamente, a coligação internacional para treinar pilotos ucranianos em aviões de combate, incluindo os F-16.

O presidente ucraniano, que hoje discursou na cimeira da Liga Árabe, na Arábia Saudita, confirmou a sua deslocação ao Japão para a reunião do G7.

A reunião internacional ocorre numa altura em que as tropas ucranianas preparam uma contraofensiva.

Joe Biden, que participa na cimeira do G7, no Japão, garantiu o seu "apoio a uma iniciativa conjunta para treinar pilotos ucranianos em caças de quarta geração, incluindo os F-16", segundo um alto funcionário da Casa Branca.

A decisão foi descrita como "histórica" pelo Presidente Zelensky, que disse esperar "discutir a implementação prática" do plano em Hiroshima.

Joe Biden está a enfrentar uma pressão crescente para autorizar que os aviões americanos Lockheed Martin sejam enviados para a Ucrânia, não através dos próprios EUA, mas através de outros países que têm as aeronaves.

Leia Também: Zelensky exige a Liga Árabe "independência" sobre invasão russa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório