Procurar

Homicídio de Dom Phillips? Ex-líder de da proteção indígena indiciado

Ex-presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) Marcelo Xavier foi indiciado pela polícia brasileira numa investigação sobre o assassínio do jornalista britânico Dom Phillips e do ativista brasileiro Bruno Pereira, vítimas de um crime brutal que chocou o mundo.

Homicídio de Dom Phillips? Ex-líder de da proteção indígena indiciado

© Reuters

Lusa
19/05/2023 21:37 ‧ há 2 anos por Lusa

Mundo

Dom Phillips

Phillips era jornalista colaborador do The Guardian, escrevia sobre ameaças aos povos indígenas no Vale do Javari, uma das regiões com o maior número de grupos étnicos não contatados do mundo localizada na amazónia brasileira, onde a pesca e a caça furtiva coexistem com o tráfico de droga e a pirataria.

Segundo o portal de notícias G1, o indiciamento de Xavier e de Alcir Amaral Teixeira, um ex-chefe da coordenação-geral de Monitoramento Territorial da Funai, foram indiciados pelo crime de omissão.

A decisão da polícia teve como base numa ata de uma reunião realizada logo após a morte de um outro funcionário do órgão de proteção indígena chamado Maxciel dos Santos, que trabalhava na mesma região em que Pereira e Phillips foram mortos.

Maxciel era funcionário da Funai e foi morto com dois tiros na cabeça em 2019. Ele e Bruno Pereira eram parceiros no combate a delitos praticados no Vale do Javari, outros funcionários que atuavam naquela área denunciaram ameaças, mas apesar das condições e responsabilidades inerentes aos seus cargos Xavier e Teixeira não tomaram nenhuma medida à época.

Segundo a polícia federal brasileira, os funcionários da Funai agiram com dolo eventual, tipo penal aplicado quando alguém não tem a intenção de cometer um crime ou atingir um resultado específico, mas mesmo assim assume o risco de produzi-lo.

Em janeiro, a Polícia Federal do Brasil apontou Rubens Villar Coelho, conhecido como "Colômbia", como o cérebro por detrás dos assassinatos de Dom Phillips e Bruno Araújo Pereira.

O jornalista britânico do The Guardian, Dom Phillips, 57 anos, e o ativista indígena brasileiro Bruno Pereira, 41 anos, foram mortos em 05 de junho a bordo da embarcação em que seguiam no rio Itaquai, junto ao território indígena do Vale do Javari, na fronteira com o Peru e a Colômbia.

O duplo homicídio brutal chocou o país e foi amplamente condenado por organizações internacionais, associações ambientais e de direitos humanos.

O caso expôs as ameaças que espreitam na Amazónia, especialmente no Vale do Javari, uma das regiões com o maior número de grupos de indígenas isolados do mundo e onde a pesca e a caça furtiva convivem com as redes de narcotráfico.

Leia Também: Documento de identidade brasileiro vai mudar. Indicação de género cai

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10