Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Bashar al-Assad liderará delegação síria na reunião da Liga Árabe

O presidente sírio, Bashar al-Assad, será líder da delegação da Síria na primeira reunião da Liga Árabe em que participa, 12 anos após a expulsão do país da organização.

Bashar al-Assad liderará delegação síria na reunião da Liga Árabe
Notícias ao Minuto

17:10 - 17/05/23 por Lusa

Mundo Liga Árabe

A Síria voltou a pertencer em 07 de maio, após 12 anos de isolamento pela repressão de um protesto popular que esteve na origem de um conflito devastador.

Basahr al-Assad participará da reunião, marcada para 19 de maio, que acontecerá em Jeddah, no Mar Vermelho, para a qual foi convidado pela Arábia Saudita.

Alguns analistas viram este convite como uma tentativa da Arábia Saudita, que tem defendido a reabilitação de Damasco, de aproximar o país dos demais e de pôr fim aos conflitos na região.

A presença do Presidente sírio foi confirmada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Faisal Mekdad, depois de uma reunião preparatória com os seus homólogos dos países membros da Liga.

O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Abulgueit, disse que espera que a reentrada do país na organização ponha fim à crise na região.

"Espero que a recuperação da Síria seja um começo para acabar com a crise e recuperar a atividade e presença no trabalho árabe", adiantou.

Abulgueit acrescentou ainda que espera que este encontro seja encarado pelo país em benefício do seu povo.

Além de restabelecer os laços com o regime sírio, os chefes de Estado árabes devem abordar a situação no Sudão e no Iémen, que têm sido palco de conflitos bastante violentos.

"Vemos a reunião de Jeddah como uma oportunidade que deve ser aproveitada para acabar com todos os aspetos armados como um primeiro passo para recuperar a calma e retornar ao caminho da política, disse Abulgueit.

Leia Também: Síria volta após 12 anos a Liga Árabe com guerras e migrações na agenda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório