Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Etiópia. Rebeldes de Oromo denunciam ofensiva em pleno processo de paz

Os rebeldes do Exército de Libertação de Oromo (OLA, na sigla em inglês) acusaram hoje o Governo federal etíope de lançar uma ofensiva contrária à "esperada desescalada" após as recentes negociações de paz iniciais malsucedidas.

Etiópia. Rebeldes de Oromo denunciam ofensiva em pleno processo de paz
Notícias ao Minuto

15:19 - 17/05/23 por Lusa

Mundo Etiópia

Ativo na região de Oromia, a maior e mais populosa da Etiópia que circunda a capital Adis Abeba, o OLA luta contra as autoridades etíopes desde a sua divisão em 2018 com a histórica Frente de Libertação de Oromo (OLF, na sigla em inglês), a qual havia renunciado à luta armada naquele ano, quando o atual primeiro-ministro, Abiy Ahmed, chegou ao poder.

O Governo etíope e o OLA - classificado como organização terrorista por Adis Abeba desde 2021 - iniciaram conversações em 25 de abril em Zanzibar, uma ilha semiautónoma da Tanzânia, que os rebeldes descreveram como "preliminares de negociações mais profundas".

Odaa Tarbii, porta-voz do OLA, em declarações à AFP, disse que após o fim desta primeira ronda de conversações, concluída em 03 de maio sem progressos, "o regime lançou uma ofensiva total (...) que é contrária ao espírito de desanuviamento que esperávamos".

"Apesar de não ter havido um cessar-fogo formal, foi acordado que seria preferível uma diminuição da escalada durante o processo de negociação", acrescentou.

Com esta ofensiva, continuou, as autoridades federais estão a tentar "ganhar uma posição de força e a forçar a aceitar as suas condições".

"Mas não devem tomar o nosso empenho na paz como um sinal de fraqueza", frisou.

Com o acesso restrito à região, é impossível à AFP verificar de forma independente a situação no terreno.

Questionadas sobre o assunto, as autoridades etíopes ainda não responderam aos pedidos de comentários da AFP.

"De momento, não temos datas específicas para a próxima ronda de negociações", disse também Odaa Tarbii, e o OLA "deixa a porta aberta para continuar as negociações".

Estimada em alguns milhares de homens em 2018, a força do OLA aumentou significativamente nos últimos anos, embora observadores o considerem insuficientemente organizado e armado para representar uma ameaça real para o governo federal.

A Oromia é a região do povo Oromo e é afetada por uma violência multifacetada, o que torna a situação extremamente confusa: lutas políticas internas, disputas territoriais e animosidades entre comunidades, bem como o recente desenvolvimento do banditismo armado.

Nos últimos anos, tem sido palco de massacres étnicos - os autores não estão claramente identificados - em especial nos Wollegas, uma zona remota no extremo oeste, onde visam principalmente os Amhara, o segundo povo mais numeroso da Etiópia, mas uma minoria muito pequena em Oromia.

O OLA tem sido repetidamente acusado pelo Governo de Abiy de ser responsável por estes massacres, o que esta organização nega sistematicamente.

O Governo é acusado de repressão indiscriminada que alimenta o ressentimento dos Oromo contra o Governo federal.

Leia Também: Etiópia: Falham negociações entre o Governo e rebeldes de Oromia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório