Pais fazem queixa na polícia de professora que deu livro LGBT+ aos alunos

Contacto com o livro deu-se numa sessão de leitura de várias obras.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
16/05/2023 16:49 ‧ 16/05/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Sarah Bonner, que foi professora do Ensino Médio, no estado norte-americano do Illinois, durante 20 anos, enfrentou uma queixa junto das autoridades, após ter dado a conhecer aos seus alunos um livro conotado com a comunidade LGBT+. No fim, depois de ter sido afastada temporariamente, acabou por demitir-se.

“Queria dar-lhes um pouco de ficção e não-ficção para escolher num dia que chamamos de 'Segunda-feira de leitura'. Apenas lemos e celebramos livros", disse Bonner, de 42 anos, à TODAY.com, da cadeia televisiva NBC News.

Um dos livros que esteve com as crianças nesse dia foi, no entanto, o best-seller de não-ficção 'Este livro é Gay', de Juno Dawson, que a editora define como um “manual de instruções” para qualquer pessoa que se assume como lésbica, gay, bissexual ou trans.

As crianças leram o livro a 13 de março de 2023. "Na quarta-feira (15 de março), recebi um aviso de que os pais tinham fotos daquele livro que os filhos tinham tirado em sala de aula. Na sexta-feira (16 de março), fui informada de que os pais tinham avançado com uma queixa contra mim por colocar as crianças em perigo", disse.

“Queria fazer algo para apoiá-los”, continuou Bonner, referindo casos de alunos que, depois de deixar a escola, acabavam por voltar, queixando-se de não se terem conseguido adaptar. A mulher disse ter criado um currículo que inclui “uma biblioteca diversificada de textos”, incluindo livros centrados em personagens e temas negros, indígenas e LGBT+.

Bonner argumentou entender que os pais “conhecem melhor os seus filhos” e disse acreditar que tanto os pais quanto os educadores têm esse “amor e carinho” em comum. "A diferença é que eu tenho esse amor e carinho por todos os alunos, não apenas por um aluno em particular. Em relação ao livro que foi desafiado na minha sala de aula, foi uma mensagem para a comunidade LGBT+ na minha sala e no meu distrito escolar", continuou.

A professora acabou por ser suspensa enquanto o incidente estava a ser investigado e, no fim, decidiu apresentar a sua demissão. “Não podia mais ser a profissional que trabalhei duro para ser”, lamentou, mostrando-se preocupada com o futuro dos seus alunos.

Leia Também: Parlamento iluminado hoje com bandeira arco-íris pelos direitos LGBTI

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas