Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Inundações deixam mais de 80 mortos e 100 mil deslocados na Etiópia

Pelo menos 83 pessoas morreram e 100.000 fugiram das suas casas devido às intensas chuvas e inundações em várias áreas da Etiópia desde março, informou hoje o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Inundações deixam mais de 80 mortos e 100 mil deslocados na Etiópia
Notícias ao Minuto

15:43 - 16/05/23 por Lusa

Mundo Etiópia

"Inundações recentes e fora do comum causaram destruição e deslocamentos generalizados, exacerbando as necessidades de ajuda humanitária" em várias regiões do sudeste, centro, sul, sudoeste e noroeste do país, disse o OCHA em comunicado.

As zonas mais atingidas pelas cheias "sobrepõem-se" àquelas que até ao início das chuvas resistiram a uma seca severa, a pior registada nos últimos 40 anos do Corno de África, desde 2020, descreveu a organização.

As inundações "aprofundaram a vulnerabilidade" e aumentaram o risco de que doenças como a cólera continuem a espalhar-se pelo país, depois de terem sido detetados surtos em várias áreas.

Além disso, o OCHA alertou para um "surto de sarampo" e um "aumento dos casos de malária nas áreas atingidas pelas inundações".

Embora as chuvas possam ter melhorado parcialmente as condições para algumas atividades agrícolas e a disponibilidade de água para as pessoas e o gado, dezenas de milhares de hectares de plantações foram destruídos e milhares de animais morreram.

Leia Também: OIM diz que pelo menos mil pessoas fogem do Sudão todos os dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório