Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Centro LGBT de Pequim anuncia encerramento por motivos de "força maior"

A organização Centro LGBT de Pequim anunciou hoje que vai encerrar as suas operações por motivos de "força maior", sem avançar mais detalhes.

Centro LGBT de Pequim anuncia encerramento por motivos de "força maior"
Notícias ao Minuto

06:53 - 16/05/23 por Lusa

Mundo China

O grupo, que se define como uma "organização pública de assistência social" que "presta serviços comunitários, apoio psicológico e educação em diversidade do género", deu conta do encerramento numa nota publicada na sua conta oficial na rede social Wechat.

O Centro LGBT de Pequim desenvolveu ainda pesquisas e estudos sobre a comunidade LGBT chinesa, em colaboração com académicos.

Utilizadores da rede social Weibo, semelhante ao Twitter, que está bloqueado no país asiático, agradeceram o trabalho da organização e lamentaram a paralisação das suas operações: "Não vejo futuro", reagiu um internauta.

Nos últimos anos, a China, que legalizou a homossexualidade em 1997, aumentou a pressão sobre os grupos LGBT.

Em 2020, a entidade que organizava a Marcha do Orgulho LGBT em Xangai anunciou o seu encerramento, após 11 anos de existência.

Em 2021, a rede social Wechat removeu contas de estudantes chineses que defendiam os direitos da comunidade LGBT, sem dar explicações.

No mesmo ano, a Administração Nacional de Rádio e Televisão da China (NRTA) promulgou uma série de diretrizes destinadas a banir atores e convidados com "estética efeminada".

Leia Também: Toulouse afasta jogadores que recusaram usar cores do movimento LGBT

Recomendados para si

;
Campo obrigatório