Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Residentes e estrangeiros de Macau já podem conduzir no interior da China

Os detentores de cartas de condução de Macau, incluindo os residentes permanentes de nacionalidade estrangeira, vão poder conduzir a partir de hoje na China continental.

Residentes e estrangeiros de Macau já podem conduzir no interior da China
Notícias ao Minuto

06:36 - 16/05/23 por Lusa

Mundo Macau

O reconhecimento das cartas de condução entre o interior da China e Macau pode "beneficiar diretamente pessoas que viajam e que visitam familiares", tornando "mais conveniente para os residentes da China continental e Macau conduzirem" entre os dois lados, apontou na segunda-feira, em comunicado, o Ministério da Segurança Pública chinês.

Segundo o acordo de reconhecimento, assinado em 15 de fevereiro, os dois lados da fronteira aceitam "as cartas de condução válidas emitidas pela outra parte, e uma parte permite que os titulares de cartas de condução da outra parte conduzam diretamente ou renovem as suas cartas de condução sem exame", nota o comunicado.

Com este novo acordo, também residentes de Macau de nacionalidade portuguesa vão poder conduzir na China continental.

Mais de 2.200 pessoas que viviam em Macau nasceram em Portugal, segundo os resultados finais do Censos 2021.

Por outro lado, a última estimativa dada à Lusa pelo Consulado-geral de Portugal na região administrativa especial chinesa apontava para mais de 100 mil portadores de passaporte português entre os residentes em Macau e em Hong Kong, sendo que o regime jurídico chinês não reconhece a dupla nacionalidade.

O território lançou em 01 de janeiro uma licença que permite aos veículos particulares de Macau circularem na província vizinha de Guangdong, mas que só está disponível para os titulares do salvo-conduto para deslocação ao interior da China, um documento que só é atribuído a cidadãos chineses e não a estrangeiros.

Leia Também: Startups portuguesas e brasileiras querem abrir portas da China em Macau

Recomendados para si

;
Campo obrigatório