Padres franceses vão usar QR code para provar que estão aptos a celebrar

Os novos cartões de identidade dos padres, anunciados pela Conferência Episcopal Francesa, podem ser digitalizados por um telemóvel e acendem uma luz verde, laranja ou vermelha.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
15/05/2023 23:59 ‧ 15/05/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

frança

Os padres franceses vão ser obrigados a ter consigo um código QR como forma de identificação, que mostra se está apto para celebrar uma missa e se o sacerdote está ou não acusado de abuso sexual.

Os novos cartões de identidade dos padres, anunciados pela Conferência Episcopal Francesa, podem ser digitalizados por um telemóvel e acendem uma luz verde, laranja ou vermelha, segundo conta o Telegraph.

Verde se o padre puder celebrar sem restrições, laranja se houver restrições e vermelho se não puder celebrar.

Embora a função principal do cartão seja mostrar se um padre está qualificado para presidir a missa ou ouvir confissões, o código de cor vermelha sugere que podem ter enfrentado acusações de abuso sexual, o que significa que os cartões "podem ser usados ​​por católicos para descobrir se bispos, diáconos e padres são possíveis criminosos sexuais”.

Num comunicado a anunciar o novo sistema, a Igreja Católica em França disse que vai "intensificar a luta contra a violência sexual na Igreja". 

Cada diocese terá que atualizar os dados dos seus padres uma vez por ano e os fiéis, por outro lado, não terão acesso ao cartão. Em caso de perda, o cartão será imediatamente desativado da base de dados.

"Isto faz parte de uma lógica muito mais ampla, desde há vários anos, para ir além da luta contra os abusos, com clareza e benevolência, e esta lógica vai continuar", sublinhou Matthieu Rougé, bispo da diocese de Nanterre.

Leia Também: Conferência Episcopal destaca papel do escutismo na ecologia e paz

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas