Duas pessoas foram detidas na Áustria por alegadamente transmitir discursos de Adolf Hitler através do sistema de altifalantes de um comboio, no domingo, que viajava entre Bregenz e Viena.
Espalhar propaganda nazi é crime na Áustria, onde os passageiros deram conta de mensagens a ser transmitidas nos altifalantes do comboio Railjet de alta velocidade, segundo contou o jornal britânico The Guardian.
Durante cerca de 20 minutos, foram transmitidos trechos dos discursos de Hitler, além de vários gritos de 'Sieg Heil' e 'Heil Hitler'.
A dupla é também suspeita de ter levado a cabo outros dois incidentes em comboios na semana passada, em que foram transmitidas várias mensagens através do sistema de altifalantes. Não ficou claro, no entanto, se estes incidentes também envolveram trechos ligados a Adolf Hitler.
Em reposta à polémica, a ÖBB, empresa ferroviária nacional austríaca, rejeitou que os suspeitos fossem seus empregados, argumentando que teriam aberto as cabines dos maquinistas, com uma chave especial que só os funcionários da companhia têm.
“Terão usado o sistema de comunicação da maneira normal, com uma chave, onde simplesmente colocaram um telemóvel próximo ao microfone”, disse um porta-voz da ÖBB ao jornal austríaco Der Standard.
Leia Também: Orbán compara UE com aspirações de Hitler de unificar a Europa